24/05/2012 atualizado às 1:52
Página Inicial » Atualidade » Soares: 5 de outubro é tão sagrado como o 25 de abril

Soares: 5 de outubro é tão sagrado como o 25 de abril

"Em Portugal a maior parte da população é republicana", argumenta Mário Soares.

21:25 Terça feira, 29 de novembro de 2011

O ex-Presidente da República Mário Soares afirmou hoje que o feriado do 5 de outubro é tão "sagrado" para os portugueses como o 25 de abril e defendeu a sua manutenção.

"Em Portugal a maior parte da população é republicana. Eles [os portugueses] não gostaram dessa ideia e eu também não", afirmou o antigo Chefe de Estado, que falava à Agência Lusa à margem de uma cerimónia de homenagem aos docentes demitidos durante o Estado Novo.

A diminuição do número de feriados em Portugal tem sido recentemente discutida, tendo o Governo apresentado na segunda-feira aos parceiros sociais, em sede de Concertação Social, a eliminação dos feriados de 15 de agosto, o dia de Corpo de Deus (móvel), 5 de outubro e 1 de dezembro.

Lusa
Palavras-chave  Mário Soares, Feriados
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Soares 5 de Outubro é tão sagrado como o 25 Abril
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:11 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
Cá para mim o melhor mesmo é acabar com todos os feriados religiosos e civis, com exceção de um ou seja o dia em que eu nasci e isto como feriado civil, porque como religioso passará a ser o dia da minha morte. Por conseguinte passaríamos a ter o feriado civil o dia do nascimento do Toni2 e como feriado religioso o dia da morte do Toni2. Desde já fico a aguardar as assinaturas para levar por diante esta campanha. Antecipadamente grato a todos aqueles que vão pela certa abraçar esta causa. Não duvido que vou conseguir o apoio do governo, pois haverá uma redução drástica a bem da produção. Quanto à igreja afigura-se mais difícil, pois ainda não vi nenhum Santo vivo, mas já está na altura de tal acontecer depois de dois mil anos.
 
 Regras da comunidade
    Re: Soares 5 de Outubro é tão sagrado como o 25 Ab    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 2 pontos , 9:35 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: Soares 5 de Outubro é tão sagrado como o 25 Ab    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:36 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
!
Desiludido... (seguir utilizador), 2 pontos , 23:39 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
Estou farto de ouvir este gajo. Ainda há pouco estava num canal de TV e eu desliguei logo o aparelho. Um oportunista como tantos outros que a seguir ao 25 de Abril se têm abotoado de toda a maneira e feitio. Gente com lugar assente na TV pública (deles) para ir defender as suas ideias e ainda receber dos nossos impostos. Se querem defender aquilo que pensam paguem. Estou-me nas tintas para as opiniões do Soares e de toda essa corja que tem avenças semanais para dizerem umas babuseiras que nós estamos fartos de ouvir. Se eu não gostava dos fascistas, estes nem vê-los!!!
 
 Regras da comunidade
    Re: !    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 7:53 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Indignado...    Ver comentário
papa quase tudo (seguir utilizador), 1 ponto , 10:17 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: !    Ver comentário
ruyandre (seguir utilizador), 1 ponto , 11:31 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Os comilões
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 7:57 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Nunca se fartam nem se calam.
 
 Regras da comunidade
Um estado laico mantém os feriados religiosos?
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 11:10 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
E retira os da independência do País ?

Bem, está certo, muita gente já nem sabe o que foi o 1 de Dezembro e o 5 de Outubro nunca foi muito falado. Não é de estranhar que a actual classe política não tenha a mínima ideia do que se pretende comemorar nesses feriados ...

Por mim estão à vontade: por motivos profissionais o meu calendário é ajustado aos países com os quais trabalho, não tenho os mesmos feriados.
 
 Regras da comunidade
Pois não isso já todos sabemos
vitorlage (seguir utilizador), 1 ponto , 22:07 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
agora só falta saber qual é a data do fim do euro.

Sabem porque o bochechas não tá calado?
Porque não consegue.
 
 Regras da comunidade
    Re: Pois não isso já todos sabemos    Ver comentário
Borrifador (seguir utilizador), 1 ponto , 9:35 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Soares....
AKjars (seguir utilizador), 1 ponto , 22:09 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
Mais um grande exemplo da oposição violentissimamente mansa, que a legitimidade do Partido Socialista permite em qualquer critica ao estado do País/Governo...anda agora um grande estadista como o Mário Soares, preocupado com os feriados, com o país garantidamente falido para os proximos 30 anos...Podia falar do Carro do Mota Soares, mas á imagem das restantes temáticas, o seu partido tem grande quota de responsabilidade neste devaneio obsceno imoral que é o estado do país .
 
 Regras da comunidade
Portugueses: Vírgula
LulaeoCara (seguir utilizador), 1 ponto , 22:57 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
Mário Soares calado é um poeta. Pois sempre que abre a matraca sai baboseira.

Não fale em nome dos portugueses senhor MS, pois muitas pessoas eu incluido não se revêem em nada do que diz e muito menos no que faz, fez e está com vontade de continuar a fazer.

Teria sido ótimo para portugal se a sua avó tivesse nascido noutro planeta, dessa forma portugal teria ficado livre dessa assombração.
 
 Regras da comunidade
feriados
teixeiranet (seguir utilizador), 1 ponto , 23:01 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
Já que querem retirar feriados, o 5 de Outubro não faz falta nenhuma, pois a republica não só é ilegitima, como a sua implantação resultou numa coleção de desgraças umas a seguir às outras.
Se os portugueses são maioritariamente republicanos, têm todo o direito a ser, já que têm pago um preço exorbitante por esse direito e de resto ninguém pode impedir outros de serem masoquistas. Podemos é lamentá-lo e mais nada.
 
 Regras da comunidade
    Re: feriados    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 7:51 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: feriados    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:19 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: feriados    Ver comentário
teixeiranet (seguir utilizador), 1 ponto , 17:55 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: feriados    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Por acaso não concordo...
celios (seguir utilizador), 1 ponto , 23:24 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
O 5 de Outubro celebra um regime que foi implementado à custa do assassínio de um chefe de estado, o 25 de Abril celebra um fator mais importante que é a democracia, sem banho de sangue! Para mim, mais importante que a república ou a monarquia é a democracia!...
 
 Regras da comunidade
    Re: Por acaso não concordo...    Ver comentário
LulaeoCara (seguir utilizador), 1 ponto , 23:52 | Terça feira, 29 de novembro de 2011
    Re: Por acaso não concordo...    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 1 ponto , 8:21 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: Por acaso não concordo...    Ver comentário
Surprese (seguir utilizador), 1 ponto , 9:53 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
    Re: Por acaso não concordo...    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:32 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Fim dos feriados
zéXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 0:00 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011

Pessoalmente acabava com os seguintes feriados:

-25 Abril
-Sexta-feira Santa
-10 Junho
-25 Dezembro

 
 Regras da comunidade
Viva a REPÚBLICA!!!!!
CBP (seguir utilizador), 1 ponto , 10:53 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Apesar de Soares falar sempre de "barriga cheia", concordo com ele. O 5 de Outubro de 1910 já foi há muito tempo ... É nosso dever como patriotas e povo português honrarmos quantos deram a vida pela causa republicana e da qual hoje, bem ou mal, beneficiamos. Agora a comemoração da efemeride, tal como a comomoração de qualquer outro feriado civil ou religioso, poderá passar para o fim de semana imediato, excepto o Natal e o Ano Novo, óbvio.
 
 Regras da comunidade
    Re: Viva a REPÚBLICA!!!!!    Ver comentário
LulaeoCara (seguir utilizador), 1 ponto , 12:10 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Analogias
aldegalense (seguir utilizador), 1 ponto , 12:37 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Com este tipo conclusão também não se acabava com o 1.º de Dezembro uma vez que a maioria dos portugueses são... portugueses, não? Ou sim??? No entanto sobre este feriado nada diz... e quanto à sacralização dos feriados... uma expressão deste calibre oriunda de um laico...
 
 Regras da comunidade
Alguém cala este Sr.?
Canados (seguir utilizador), 1 ponto , 13:59 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
O Dr. Soares já tem o seu lugar na historia. Ele agora que não fale pois não sabe do que fala... Está ultrapassado; desactualizado
Se quer ajudar fique calado, pois já ajuda.
O país e a Europa têm de fazer o seu caminho e que é muito duro. Daqui a 2 ou 3 anos muita coisa terá mudado na Europa e em Portugal, mas pensarmos que as coisas vão mudar e melhorar por obra do espirito santo, estamos muito enganados
 
 Regras da comunidade
    Re: Alguém cala este Sr.?    Ver comentário
Monroe (seguir utilizador), 1 ponto , 17:29 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
ERA ACABAR COM O DIA DO TRABALHADOR!!!
Bruno_Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
Não faz sentido absolutamente nenhum.....
 
 Regras da comunidade
Presidente ou Rei... são ambos inúteis...
Carvalho74 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:16 | Quarta feira, 30 de novembro de 2011
A maior parte da população é Republicana? Por mim, quero lá saber se existe um Rei ou um presidente. São ambos inuteis e têm o mesmo valor que uma jarra da Vista Alegre.
Talvez um Rei seja melhor pois assim não perdemos tempo nem dinheiro com eleições. Pensem nisto e vejam qual foi a abstenção nas ultimas eleições presidenciais.
Quanto ao feriado, talvez o Mário devesse acordar e ver a situação em que estamos e ver a importância de termos que ser mais produtivos.
Quanto ao 5 de Outubro, que se lixe e assim acabamos também por poupar nas cerimónias de celebração de algo que está caduco e não funciona.
Mas posso estar engado.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Que super-herói irá sair do armário?
22:58 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 1
CES defende reavaliação da consolidação orçamental
21:36 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 4
Passageira de avião desviado retida
19:45 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Madeirenses acusam Governo de degradar Serviço de Saúde
19:04 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 11
Relvas responde à ERC pessoalmente
19:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 22
Segredos da rede ligada a Duarte Lima revelados pela Visão
18:42 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 21
Filas de trânsito de quase 300 km em São Paulo
17:32 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB