24/05/2012 atualizado às 0:20
Página Inicial » Atualidade » PS propõe Jorge Miranda para Provedor

PS propõe Jorge Miranda para Provedor

Constitucionalista poderá suceder a Nascimento Rodrigues no cargo de Provedor de Justiça.

20:54 Sexta feira, 20 de março de 2009
O constitucionalista é a escolha dos socialistas para Provedor de Justiça
O constitucionalista é a escolha dos socialistas para Provedor de Justiça
Rui Duarte Silva

Jorge Miranda é o nome indicado pelo Partido Socialista  para o cargo de Provedor de Justiça. O líder parlamentar do PS, Alberto Martins, revelou hoje que o constitucionalista foi proposto ao PSD na semana passada para suceder a Nascimento Rodrigues. Mas as declarações de Ferreira Leite, esta tarde, são vistas como um chumbo a tal sugestão.

Em declarações aos Expresso, Nascimento Rodrigues garantiu que está disposto a renunciar ao cargo no final do mês, caso, até lá, PS e PSD não cheguem a acordo quanto ao nome do sucessor, que deveria ter sido indicado há oito meses.

Esta semana, em entrevista à "Visão" o provedor acusou mesmo os socialistas de serem responsáveis pelo impasse: "o PS já ocupa todos os altos cargos públicos, faz lembrar o Zeca Afonso: eles comem tudo".

 

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Muito Cuidado...!
4 DE DEZEMBRO (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 0:16 | Sábado, 21 de março de 2009
A Provedoria de Justiça não é um orgão de poder. Dada a influência que pode e deve ter, a sua liderança deve ser exercida por alguém com que capitalize todas as nuances que conferem autoridade.
Jorge Miranda é o retrato de uma Constituição tendenciosa que mutilou o desenvolvimento do país com a sua visão socialista. Tornou-se vulnerável às circunstâncias pelo facto de ser deitado marcelista e ter acordado democrata na madrugada de Abril.
Não é fácil, quando vivemos uma crise de valores, encontrar alguém relevante que confira autoridade a um cargo pessoal, ainda por cima, altamente politizado.
O PS está a fazer um cavalo de batalha deste caso para esconder a pouca vergonha que tem sido a distribuição de cargos aos homens do Partido.
Confesso que me preocupa a chamada de atenção feita hoje pelo Presidente da República. Ou já não é ouvido em privado, ou já está a pressionar em público. Isto pressupõe que a rua ofuscou a estrela que brilhava entre S. Bento e Belém.
Não estarão os Partidos da alternância do Poder interessados em esvaziar o cargo do Provedor?
Do Governo à Assembleia da República e Partidos, quem se responsabiliza por terem vindo a público nomes dignamente respeitados como Rui Alarcão, António Arnaut ou Laborinho Lúciio?
Haja responsabilidade e transparência na acção e respeito pelo bom nome das pessoas.
Isto é desmobilizar os cidadãos. É uma traição à Democracia.
Lembrem-se de nomes como Roberto Carneiro, Octávio Teixeira,.
As minorias também são gente. E boa.
 
 Regras da comunidade
    Re: Muito Cuidado...!    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 11:32 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Muito Cuidado...!    Ver comentário
Nanquim (seguir utilizador), 1 ponto , 1:00 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Muito Cuidado...!    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:38 | Sábado, 21 de março de 2009
Não sei o que é que querem mais...
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 20:59 | Sexta feira, 20 de março de 2009
O que será que a brigada dos falidos do PSD querem mais? este homem esteve nas listas do PSD nos anos 70...

O que é que querem mais?
 
 Regras da comunidade
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
fernandosscoelh (seguir utilizador), 1 ponto , 5:54 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 10:02 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 13:17 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 14:06 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 14:43 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 16:10 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 16:56 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 20:30 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 4:37 | Domingo, 22 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 9:00 | Domingo, 22 de março de 2009
    Re: Não sei o que é que querem mais...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 18:03 | Domingo, 22 de março de 2009
concordo
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:32 | Sexta feira, 20 de março de 2009
claro que concordo com a nomeacão de Jorge Miranda, parece-me uma pessoa equilibrada e que defenderá com certeza o bom nome da justica...
...é raro mas desta vez acertaram.
 
 Regras da comunidade
    Re: concordo    Ver comentário
JoseMFernandes (seguir utilizador), 1 ponto , 0:28 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: concordo    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:47 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: concordo    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:55 | Sábado, 21 de março de 2009
    desculpe...Zaratustra !!!    Ver comentário
JoseMFernandes (seguir utilizador), 1 ponto , 17:54 | Domingo, 22 de março de 2009
    Re: desculpe...Zaratustra !!!    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:23 | Domingo, 22 de março de 2009
Provedor
Azares da vida (seguir utilizador), 1 ponto , 21:36 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Este homem ou é doido varido (Nascimento Rodrigues) ou alguém lhe disse para dizer todos aqueles disparates.
    Como é que é possível um homem que devia ser responsável nas suas afirmações diz o que disse.
só lhe lembro que esteve 9 (nove) anos com o cargo e é e sempre foi dirigente do p.s.d..
 
  Tanto disparate para não dizer outra coisa.
 
 Regras da comunidade
guantanamo
foxstreet (seguir utilizador), 1 ponto , 21:39 | Sexta feira, 20 de março de 2009
tive um acidente de trabalho fiz queixa ao provedor dizendo que em portugal tanbem se praticam praticas de tortura antes de ser atendido nos hospitais dos seguros como EM GUANTANAMO foi como ele não existisse,e depois imaginem as burocracias que é presizo para chegar ate ele a queixa.
 
 Regras da comunidade
    Re: guantanamo    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:32 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Antes do 25 de Abril
aleajactaest (seguir utilizador), 1 ponto , 21:52 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Apesar de tudo o que aqui possa ser escrito sobre o Prof. Jorge Miranda não me esqueço que na Faculdade de Direito, antes do 25 de Abril de 74, reverenciava o regime, não era democrata, não se insurgia com gorilas e ameaçava os estudantes.
É agora democrata como podia ser fascista se os fascistas estivessem no poder. Vivi o que esou a dizer.
 
 Regras da comunidade
    Re: Antes do 25 de Abril    Ver comentário
Com.ta tranquilidade (seguir utilizador), 1 ponto , 21:56 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Antes do 25 de Abril ... e agora?    Ver comentário
cé?tico (seguir utilizador), 1 ponto , 22:05 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Re: Antes do 25 de Abril    Ver comentário
doctorcj (seguir utilizador), 1 ponto , 23:39 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Re: Antes do 25 de Abril    Ver comentário
bentleyman (seguir utilizador), 1 ponto , 1:27 | Sábado, 21 de março de 2009
comem tudo?
vorten (seguir utilizador), 1 ponto , 22:00 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Nascimento Rodrigues merecia ter saído pela porta grande, não sei o porquê de desejar sair pela porta pequena.
Não percebo o porquê do PSD não aceitar Jorge Miranda? Queres ver que é um infiltrado do PS.
Talvez fosse do interesse de todos não descridibilizar esta instituição.
Posso recordar os nomes que ocuparam o cargo de Ombudsman:
Costa Brás, Magalhães Godinho, Pamplona Corte-Real, Almeida Ribeiro, Bastos Raposo, Menéres Pimentel e o actual Nascimento Rodrigues.
Afinal quem come quem e o quê?
 
 Regras da comunidade
    Re: comem tudo?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:52 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: comem tudo?    Ver comentário
vorten (seguir utilizador), 1 ponto , 16:13 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: comem tudo?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:34 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: comem tudo?    Ver comentário
vorten (seguir utilizador), 1 ponto , 17:23 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: comem tudo?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:44 | Sábado, 21 de março de 2009
    Re: comem tudo?    Ver comentário
vorten (seguir utilizador), 1 ponto , 18:05 | Sábado, 21 de março de 2009
Cá para mim...
bentleyman (seguir utilizador), 1 ponto , 22:53 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Querem lá ver que a Manuela, que muitos dizem, por erro, ser a líder do PSD, não foi informada do nome do Prof. Jorge Miranda? ... Não me admiraria. Aceita o Santana de volta para Lisboa, repudia um dos homens mais capazes na área do Direito e da Justiça... É assim mesmo: sem príncipios, velando a Belém, vai ser poder. O que dirá agora o Sr. Marcelo? ... Agora já não pode vir dizer, como disse sobre o Prof. Vital Moreira, que "ele não é sequer professor catedrático"...
Quando me falarem em alternância, por favor, votem em branco ou ajudem a implodir o Estado (venha de lá o voto no Bloco de Esquerda): precisamos de desempregar politicamente toda esta gente do centro-direita e do centro-esquerda do Estado. Rápido fim para esta República, por favor...
 
 Regras da comunidade
Proposto Jorge Miranda para Provedor
Toni 2 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:29 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Se alguma duvida ainda pairasse na minha mente, há medida que os dias vão passando e os factos se vão sucedendo cada vez me convenço mais, que o País se encontra irremediavelmente perdido. A maioria dos politicos estão velhos e meios xéxés. Esta é a maior crise que o País atravessa. Sem se resolver esta não se resolvem as outras.
 
 Regras da comunidade
Ainda não é este!
doctorcj (seguir utilizador), 1 ponto , 23:47 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Bom as respostas dão-se pelos media....talvez à hora dos telejornais... E nós, a gastarmos o nosso carcanhol com estas desgraças. Já se sabe que toda esta demora é para arranjar um Provedor dócil e solícito, que não faça ondas a intua que o governo tem de ter tranquilidade na "árdua" tarefa, seja com o "inginheiro" ou com "dótora" ou outro PM oriundo da "dupla de centrais". Este Nascimento já fez ondas demasiadas, já se esticou ao comprido e exasperou quem o lá pôs e mesmo "fora de prazo" lá arma a barraca. O Jorge Miranda é para "queimar"....
 
 Regras da comunidade
    Re: Ainda não é este!    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Sábado, 21 de março de 2009
Com tanta manigância rosácea!
ameijoafresca (seguir utilizador), 1 ponto , 23:54 | Sexta feira, 20 de março de 2009
São mais negras frustrações
do que verde esperanças,
as rosáceas ilustrações
deixam vis lembranças.

Este jardim rosado
de indolor fragrância,
deixa o mexilhão arrasado
com tanta manigância!
 
 Regras da comunidade
Os Amuados
oindesejado (seguir utilizador), 1 ponto , 0:47 | Sábado, 21 de março de 2009
É só mais um episódio da triste figura a que chegou a democracia portuguesa, o Sr Presidente da República deveria por cobro a isto, o Sr. Sócrates e a Sra. Leite deveriam ser chamados de uma forma veemente à razão, e depressa.

O Provedor de Justiça é uma figura importante na hierarquia de estado, mas pouco mais que decorativa, a escolher alguém que seja de prestígio, ora o Prof. Jorge Miranda se calhar quebraria com o decorativo da situação.

O Dr Nascimento Rodrigues pela brilhante carreira que tem já deveria ter mandado estes políticos de pacotilha "às malvas".
 
 Regras da comunidade
Está dito, está dito o povo decide.
ilumimado (seguir utilizador), 1 ponto , 7:46 | Sábado, 21 de março de 2009
Em nome da democracia pluralista, apresento ao povo português de aquém e além-mar, o nome do ilustre cidadão que tantas provas tem dado no campo da justiça, bem como demonstrado uma rara equidade. Para o cargo de provedor de justiça apresento sem demoras o ilustre e consensual Augusto Santos Silva.
 
 Regras da comunidade
Preferia o filho...
J.B.DLEGS (seguir utilizador), 1 ponto , 9:19 | Sábado, 21 de março de 2009
Já ouvi muito boa gente dizer que o honorável Senhor Prof. Dr. Jorge Miranda, como "Pai da Constituição" que temos, seria um dos responsáveis teóricos do estado a que chegámos na prática. E Estado...
Nesse sentido, preferia que se ouvisse mais na Comunicação Social o "silenciado" filho - creio que também é Constitucionalista com vocação essencial aplicada em Direito Comparado - a quem, se bem me lembro, foi cortada a palavra abruptamente, pela impagágel FCF num "prós & contras" sobre o funcionamento do Estado, quando estava a explicar porque é que o nosso sistema político está ERRADO. De uma clareza lapidar, non-engagé e demolidor.
Ouçam o Filho, não o Pai !!! Ou então os dois...
Até pode ser já 2ªfeira, que este debate urge.
Tenho dito.
Bom FdS.
 
 Regras da comunidade
    Contraditado Re: Preferia o filho...    Ver comentário
Mearoz (seguir utilizador), 1 ponto , 16:02 | Sábado, 21 de março de 2009
Nenhum nome devia ter saído cá para fora, mas...
zepereira (seguir utilizador), 1 ponto , 9:55 | Sábado, 21 de março de 2009
Isto revela, por parte do PSD, o desejo de ter na Procuradoria da Justiça, um género de "quinta" um lugar vitalício para o PSD.
Por outro lado, porquê, este "ódio de estimação" ao Prof. Jorge Miranda....
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Que super-herói irá sair do armário?
22:58 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
CES defende reavaliação da consolidação orçamental
21:36 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 4
Passageira de avião desviado retida
19:45 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Madeirenses acusam Governo de degradar Serviço de Saúde
19:04 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 10
Relvas responde à ERC pessoalmente
19:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 16
Segredos da rede ligada a Duarte Lima revelados pela Visão
18:42 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 18
Filas de trânsito de quase 300 km em São Paulo
17:32 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB