23/05/2012 atualizado às 20:26

Passos Coelho justifica eliminação dos subsídios na função pública (vídeo)

"A verdade é que em média os salários na função pública são 10 a 15% superior à média nacional", disse hoje o primeiro-ministro, justificando a eliminação dos subsídios de Natal e de férias. Clique para visitar o dossiê Orçamento do Estado 2012

15:38 Sábado, 15 de outubro de 2011
Passos Coelho justificou as novas medidas de austeridade
Passos Coelho justificou as novas medidas de austeridade
Paulo Novais/Lusa

O primeiro-ministro justificou hoje a eliminação dos subsídios de Natal e de férias apenas na função pública, até 2013, pelo facto da média salarial ser superior à que se regista no setor privado.

Clique para aceder ao índice do dossiê Orçamento do Estado 2012

"A verdade é que em média os salários na função pública são 10 a 15 por cento superior à média nacional", disse Pedro Passos Coelho, salientando, contudo, que o mesmo já não se passa nos "lugares cimeiros da administração pública".

O governante explicou ainda que "estender esta medida ao setor privado não resolveria o problema do défice orçamental".

Contudo, o primeiro-ministro destacou a preocupação em distribuir os sacrifícios: "Como tem que existir equidade e temos que fazer um esforço grande para a economia volte a crescer, permitimos que os trabalhadores do setor privado trabalhassem mais pelo mesmo salário".

O que significa, na prática, enfatiza, "que terão um salário relativo menor". Perante uma plateia de autarcas sociais-democratas que hoje se reuniram em Leiria, Pedro Passos Coelho aproveitou para lhes agradecer "o empenhamento que fizeram ainda antes da Administração Central" ao nível da redução da despesa do Estado.

"Começaram a dar ao país o exemplo mais cedo (...) mas vamos ter que continuar e, desta vez, de forma equitativa", disse Passos Coelho, acrescentando que "não vamos apenas pedir às Câmaras, mas também às regiões autónomas o mesmo contributo, na mesma proporção, e às empresas públicas".

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na quinta-feira que as medidas do OE2012 visam garantir o cumprimento dos acordos internacionais, e que passam, entre outras, pela eliminação do subsídio de férias e de Natal para os funcionários públicos e pensionistas que recebem mais de mil euros por mês, enquanto durar o programa de ajustamento financeiro, até ao final de 2013.

Os vencimentos situados entre o salário mínimo e os 1000 euros ficarão sujeitos a uma taxa de redução progressiva, que corresponderá em média a um só destes subsídios.

As pensões acima do salário mínimo e abaixo de mil euros sofrerão, em média, a eliminação de um dos subsídios.

O chefe do Governo afirmou que há um desvio orçamental de 3 mil milhões de euros e anunciou também que o executivo vai reduzir o número de feriados e permitir que as empresas privadas aumentem o horário de trabalho em meia hora por dia, sem remuneração adicional.

 

Veja vídeo SIC:
Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Eu já desconfiava...
makiavel (seguir utilizador), 8 pontos (Bem Escrito), 16:44 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Agora confirma-se: o nosso 1º ministro vive num mundo à parte...

Olhe, contra mim falo, que trabalho no privado, mas desde quando é que os nossos salários médios são inferiores aos da FP?
Ou o cavalheiro só conhece os dos gestores de topo?

O que acha que levava muita gente a trocar a segurança do "emprego-para-toda-a-vida" do funcionário público, pelo stress e pressões do privado?

Acorde, saia mais do gabinete e vá às repartições. O FP médio ganha menos que o equivalente no privado, e não tem seguros de saúde, nem convénios com colégios, ginásios e outras "coisinhas".

Já os gestores de topo, são outra conversa.
No Estado, um gestor tem um ordenado pornográfico e um prémio, mesmo que feche o ano com prejuízo.
No privado, um gestor (que ganha menos), se fechar um semestre no vermelho, está despedido!

Enfim. Passos Coelho pouco conhece abaixo de CEO...

Com este tipo de autismo governamental, não admira que tomem medidas sem atentar nas consequências para a verdadeira classe média.
 
 Regras da comunidade
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 4 pontos , 1:20 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Racir (seguir utilizador), 1 ponto , 11:16 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 12:41 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
cbj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:18 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 18:25 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 0:55 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
FELITEIRA (seguir utilizador), 1 ponto , 16:54 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:24 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Kiquecentro (seguir utilizador), 1 ponto , 23:16 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 23:21 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
moncarapacho (seguir utilizador), 3 pontos , 17:10 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Alberto Teixeira (seguir utilizador), 1 ponto , 19:53 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:33 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:31 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:50 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:16 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:29 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 10:09 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 17:12 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
cbj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:21 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NaPodeSer (seguir utilizador), 1 ponto , 20:16 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NMGS (seguir utilizador), 1 ponto , 23:31 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 10:41 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
CV1968 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:05 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NaPodeSer (seguir utilizador), 1 ponto , 15:33 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
cbj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:26 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NaPodeSer (seguir utilizador), 1 ponto , 18:47 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 19:18 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NaPodeSer (seguir utilizador), 1 ponto , 19:57 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 20:16 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NaPodeSer (seguir utilizador), 1 ponto , 23:04 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 23:17 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:33 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:32 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 12:18 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:51 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
hcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 15:33 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Kiquecentro (seguir utilizador), 1 ponto , 23:21 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
CV1968 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:56 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:36 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
CV1968 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:28 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:25 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
NaPodeSer (seguir utilizador), 1 ponto , 11:26 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 12:24 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
CV1968 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:54 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu desconfio...    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 1 ponto , 11:13 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu desconfio...    Ver comentário
happylady (seguir utilizador), 2 pontos , 13:02 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu desconfio...    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 15:42 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 15:27 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 2 pontos , 18:28 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
cbj (seguir utilizador), 2 pontos , 18:32 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Rochaman (seguir utilizador), 1 ponto , 21:42 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:46 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Rochaman (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:04 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
cbj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:28 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
ZORRO PORTUGUÊS (seguir utilizador), 1 ponto , 11:59 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 14:08 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
CV1968 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:48 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
userEX168025 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:02 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
André0070 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:06 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Alex2009/10 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:01 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Eu já desconfiava...    Ver comentário
Alex2009/10 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:37 | Domingo, 16 de outubro de 2011
PCoelho: às vezes tem razão!!!
carlos-carlos (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 15:46 | Sábado, 15 de outubro de 2011
E não é que ele tem razão?!!!

Só é pena não eliminar aqueles salários escandalosos dos gestores que estão nas empresas com participações do Estado.

Mesmo com os crónicos prejuízos, eles recebem prémios de boa gestão!!!!
Só mesmo graças aos nossos impostos...

Quando é que PC, acaba com esses vergonhas?

Fico à espera.
 
 Regras da comunidade
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 3 pontos , 19:01 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 22:46 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:12 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 22:57 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Manu1503 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:08 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 3 pontos , 22:16 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
CV1968 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:04 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:30 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 22:31 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 20:27 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
lidiasousa (seguir utilizador), 1 ponto , 19:43 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:17 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
NMGS (seguir utilizador), 1 ponto , 21:25 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:02 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
NMGS (seguir utilizador), 1 ponto , 23:02 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 0:12 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
vasco_rdrgs (seguir utilizador), 1 ponto , 21:45 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
NMGS (seguir utilizador), 1 ponto , 22:34 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 0:20 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
Terra_maronesa (seguir utilizador), 1 ponto , 0:46 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 22:36 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:37 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 1:05 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: PCoelho: às vezes tem razão!!!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 18:50 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
Onde há dinheiro ?
Marradas Beligerante (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 17:50 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Todas estas medidas, por muito duras que sejam e às vezes mesmo até cruéis, não são a causa, mas o efeito de 6 anos e meio de completo desgoverno. Não nos iludamos.
Quem nos empresta dinheiro quer vir cá buscá-lo no prazo acordado e com garantias.
As medidas para ir sacar dinheiro para tapar buracos e cumprir compromissos, obedecem pois a estas premissas :
1 - Sacar a quem não pode fugir. Os ricos em Portugal são tão poucos que (nem 500 serão) mesmo com medidas de perseguição dura nunca se faria uma colecta digna de vista.

2 - Sacar a um segmento significativo da sociedade portuguesa, que como se sabe, está no funcionalismo público.

Não me esqueço nunca de um conselho dado há muitos anos por um meu professor que nos pedia que nunca ficássemos no meio e pela mediania. Em muitas situações da vida, não é no meio que está a virtude.

Na verdade, como eu agora o entendo.
Se agora eu fosse muito rico, não seria incomodado, pois pertenceria a um nº mto restrito de pessoas a quem os governos pouco ou nada incomodam. Se eu fosse um miserável indigente, também não me vinham cá buscar nada, pois nada teria para tributar ou reter.
Como estou no meio (há semelhança de muitos) apanho por tabela. Mas percebo muito bem que não pode ser de outra forma.
 
 Regras da comunidade
    Re: Onde há dinheiro ?    Ver comentário
hokalos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:50 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Onde há dinheiro ?    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Seis anos e meio?    Ver comentário
octopus77 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:10 | Domingo, 16 de outubro de 2011
Populismo
Alberto Teixeira (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 16:08 | Sábado, 15 de outubro de 2011
É obvio que este governo começa a raiar o populismo tão típico da direita.
Uma função pública com habilitações mínimas no âmbito do secundário e onde quase metade tem formação superior, "só" recebe em média mais 15% de salário que o privado onde a maioria não tem habilitações e muitos ganham o salário mínimo.
Se isto não é populismo...
Gostaria de saber se foram só os fncinários públicos que quiseram Portugal no Euro?
Os restantes parece que do euro só querem os benefícios, os FP's que assumam os prejuízos.
Só para ver da justiça desta medida, os pensionistas com rendimentos acima dos 1500 euros que a Troyka determinara iriam sofrer um corte de cerca de um salário anual, deixam de o sofrer, passando esses milhões a ser extorquidos aos FP's que auferem o salário mínimo a sofrer esse corte! (um subsídio). Muito justo, já para não falar dos subsídios de residência que os ministros ganham mesmo que tenham residencia na capital (muito justo)
 
 Regras da comunidade
    Re: Populismo    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 16:59 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
Alberto Teixeira (seguir utilizador), 1 ponto , 19:48 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:32 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 20:35 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:34 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
TEEZR (seguir utilizador), 1 ponto , 23:15 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:51 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:57 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Populismo    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 22:36 | Domingo, 16 de outubro de 2011
Chapéu na mão e pau nas costas
CãodaRosa (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 16:15 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Os portugueses daqui para a frente vão passar a andar de chapéu na mão e a levar com um pau nas costas, agradecento ao mesmo tempo as esmolas que vão caindo e dando graças a Deus por cada bordoada que levam. Isto porque merecem levar tantas, quantas as vezes que votaram nos partidos do arco da governação, ou seja, por cada político que ajudaram a colocar no poder para se encher à tripa forra. Quanto ao PM dos Passos é um político que nasceu, cresceu e chegou àquele cargo sem nunca saber o que é trabalho e por via disso quando abre a boca só diz disparates, ou entra uma data de moscas, porque sobre os salários dou-lhe um exemplo, um licenciado na administração que se recebe 2300 euros, faz os seus descontos e um pedreiro da construção civil, que trabalham muito e duro, tem a quarta classe, conheço alguns, recebem 12 euros à hora, ganham em média 100 euros por dia e por mês 2200, sobre os quais não pagam nada. Dei este exemplo porque o conheço e sei que existem serviços onde os licenciados não ganham metade.
 
 Regras da comunidade
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
moncarapacho (seguir utilizador), 2 pontos , 17:00 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Com o canudo ao pescoço    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 1 ponto , 21:57 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
j.estaca (seguir utilizador), 1 ponto , 16:40 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Não é bonito    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 2 pontos , 22:05 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Não é bonito    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:00 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
j.estaca (seguir utilizador), 1 ponto , 16:42 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 17:01 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:47 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Futebolês    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 1 ponto , 9:37 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
joalm (seguir utilizador), 1 ponto , 20:38 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
rr18 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:11 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Chapéu na mão e pau nas costas    Ver comentário
userEX168025 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:20 | Domingo, 16 de outubro de 2011
cooperaçao no rigor sim, austeridade nao!
thais de noronha (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 17:45 | Sábado, 15 de outubro de 2011
como tu dizias antes ou antes quando te deu jeito, passos, o pais nao chega a parte alguma com austeridade, a nao ser a lapide que se me leres eu previ que ias construir antes das eleiçoes! vê lá se nao sou vidente?
uma coisa é controlares as despesas e impedir derrapagens e digo-te, nao é austeridade que vai impedir mas antes uma tomada de consciencia de todos os portugueses de que nao ha margem para prevaricar! e tem havido tantos!
uma coisa é o que o oe diz, mas pode virar uma lei que nao passa do papel se a mensagem que é dirigida nao é compreendida pelo receptor! o ajj é o exemplo vivo e da tua cor de que o nao cumprimento , é possivel, se nao houver cooperaçao! nao é preciso austeridade mas regras e cooperaçao de todos os intervenientes dada a situaçao em que nos pusestes quando ha um ano gritaste até ficares rouco, afonico: quero o fmi, sou um cobarde so governo com o fmi, pois posso fazer maldades à fartazana com a desculpa do papao do fmi!
 
 Regras da comunidade
    Re: cooperaçao no rigor sim, austeridade nao!    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:54 | Domingo, 16 de outubro de 2011
Triste para quem é primeiro-ministro
vasco_rdrgs (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 21:38 | Sábado, 15 de outubro de 2011
O Dr. Passos Coelho com esta justificação cometeu um grave erro político... até porque esqueceu que há muito poucos dias o Presidente Cavaco Silva deu uma explicação muito clara para não se tomar uma medida destas. Disse e muito bem, o Senhor Presidente, que os sacrifícios não se devem pedir a um grupo profissional, mas sim a um grupo de rendimentos. Ou seja, se se entende como necessário que as pessoas com mais de 1000 Euros de rendimento contribuam para o esforço nacional, então que se utilize o instrumento do IRS para esse efeito, o que abrangeria TODOS os portugueses e, nesse caso, para obter o mesmo resultado financeiro o esforço a pedir a cada um seria bem menor do que o agora é imposto aos desgraçados dos funcionários públicos e dos reformados! Claro que há aqui uma questão nomenclatura contabilistica que para o Primeiro Ministro se revela mais importante que a justeza da medida. É que assim reduz a despesa, e no caso de utilização do IRS aumentaria a receita. Mas pergunto, esta "cativação" dos subsídios não será uma forma disfarçada de imposto? O Senhor Presidente da República acha que sim, qualquer pessoa medianamente inteligente acha que sim e decerto que o Senhor Primeiro-Ministro também acha, contudo ao dar a explicação que deu revelou uma profunda desonestidade intelectual. Não contente com isto acrescentou uma comparação de níveis salariais entre o público e o privado, que faria corar de vergonha o mais cábula dos alunos de Economia.Ao que nós estamos entregues!
 
 Regras da comunidade
    Re: Triste para quem é primeiro-ministro    Ver comentário
haryhanne (seguir utilizador), 1 ponto , 23:26 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Triste para quem é primeiro-ministro    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 1 ponto , 11:23 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Triste para quem é primeiro-ministro    Ver comentário
userEX168025 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:54 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Triste para quem é primeiro-ministro    Ver comentário
userEX168025 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:50 | Domingo, 16 de outubro de 2011
Porquê?
Indignada2011 (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 21:51 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Alguem consegue explicar porque o governo nao corta as pensões dos funcionários publicos acima dos 1500 euros, como já faz nos salários? talvez assim não fosse preciso ser tão drástico no corte dos subsidio...
sou funcionária do sector publico ( não sou funcionária publica) e acho muito bem que o governo coloque todos nós a receber os 485 euros... pois somos todos uns malandros... os culpados do pais estar na miséria... com os nossos salários acima da média nacional em 10% compramos mercedes de 250 mil euros, almoçamos no melhor restaurante do Alentejo como o ministro Miguel Macedo, compramos a" bruta vivenda" em Rio de Mouro ou Tapada das Mercês, compramos as nossas roupas nas lojas de marca H & M, Modalfa, em vez de irmos ao chines... enfim os verdadeiros capitalistas com 1200 euros por mês...
abaixo todos os trabalhadores, publicos ou não e viva os empresários, as grandes fortunas, pois vivem muito bem sem os trabalhadores... todas a trabalhar 12h dia e receber 485... é já é muito!!!!!

 
 Regras da comunidade
'Passos Coelho justifica eliminação dos subsídios
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:53 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Hoje li no Expresso que, acerca do dilema entre penalizar só os funcionários públicos e estender a rede a uma população mais ampla, teria havido às tantas o argumento de que "o funcionalismo público não era a base eleitoral deste governo".

É bom que esta observação tenha sido de uma pessoa menor, sem verdadeiras responsabilidades no governo, porque denota uma total falta de respeito pelas pessoas que o estado emprega que pode bem conduzir ao desastre. É que este governo vai atacar o problema dos gastos públicos por duas vias: redução do numero de funcionários e redução das benesses/salários dos mesmos. Ora, o primeiro exige para compensar, que o rendimento laboral dos restantes suba, enquanto o segundo ataca os estímulos ao aumento desses mesmos rendimentos. Vamos ter uma administração com menos funcionários, menos motivados, e ainda por cima, com menos chefias para verificar o andamento da coisa: uma receita para o desastre da produtividade no público.

Quando isso acontecer, se um dia descobrirmos que o governo produz menos por euro do que agora, lembremos-nos que quem não acredita em governos não pode certamente governá-los bem!

PS.: Chamem a Manuela Ferreira Leite. Devo-lhe um pedido de desculpas...
 
 Regras da comunidade
    Re: 'Passos Coelho justifica eliminação dos subsíd    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 1 ponto , 11:30 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: 'Passos Coelho justifica eliminação dos subsíd    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:28 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: 'Passos Coelho justifica eliminação dos subsíd    Ver comentário
userEX168025 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:56 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: 'Passos Coelho justifica eliminação dos subsíd    Ver comentário
userEX168025 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:40 | Domingo, 16 de outubro de 2011
para os poucos informados que votaram PP, PSD e PS
migpin (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 13:33 | Domingo, 16 de outubro de 2011
O que foi acordado com a troika foi que um 1/3 do ajustamento se fizesse por parte da receita e 2/3 por parte da despesa. Aumentos de impostos correspondem a aumentar a receita, reduzir salários corresponde a diminuir a despesa. Sendo 25% da despesa composta por salários o resto são contas simples.
Estava lá no memorandum da troika quando o pessoal foi as urnas no dia 5 de Junho. Não leram, tivessem lido.
 
 Regras da comunidade
Político é igual
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 0:14 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
em qualquer canto deste planeta ... São os mestres em tirar coelhos da cartola. Rio Grande
 
 Regras da comunidade
Não pretenda enganar as pessoas
Nunes da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 15:50 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Quer comparar o salário de um médico ou juíz com o de um funcionário de empresa?
    Ou limita-se a comparar gestor de empresa pública com gestor de empresa privada?
Sabe exactamente quanto ganha um funcionário de empresa +benesses (carro, telemóvel, participação em lucros, etc)?
    Quanto mais pretende enganar as pessoas mais se enterra.
                  António José de Matos Nunes da Silva
 
 Regras da comunidade
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
ah_sim_compreendo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:17 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
Alberto Teixeira (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 17:09 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar Nas pessoas    Ver comentário
LiveBow (seguir utilizador), 1 ponto , 17:10 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
Jorge Espada (seguir utilizador), 1 ponto , 10:32 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 22:40 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
hcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 15:43 | Segunda feira, 17 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
ah_sim_compreendo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:39 | Terça feira, 18 de outubro de 2011
    Re: Não pretenda enganar as pessoas    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 17:07 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Mais um Pinóquio
Mais Norte (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Sábado, 15 de outubro de 2011

Perfeitamente em linha com as governações anteriores temos mais um Pinóquio ao leme do país.

Em frente. Já estamos habituados ao crescimento dos narizes.
 
 Regras da comunidade
    Re: Mais um Pinóquio    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 17:11 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Mais um Pinóquio    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 1 ponto , 11:40 | Domingo, 16 de outubro de 2011
Mais comodo...
x52003 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:47 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Ou é porque é mais fácil e mais comodo bater nos funcionários publicos? Diz antes isso, ainda bem que não controlas o emprego privado senão havia de ser a bonita....
 
 Regras da comunidade
    Re: Mais comodo...    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 17:13 | Sábado, 15 de outubro de 2011
Citando..
100chetass (seguir utilizador), 1 ponto , 16:51 | Sábado, 15 de outubro de 2011
..Jerónimo de Sousa"Ò Sr. Primeiro Ministro o Senhor sabe lá o que é a vida",não sendo do Pc estou totalmente de acordo com esta afirmação.
 
 Regras da comunidade
    Re: Citando..    Ver comentário
thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , 17:14 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Citando..    Ver comentário
Adamico (seguir utilizador), 1 ponto , 18:49 | Sábado, 15 de outubro de 2011
    Re: Citando..    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:55 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Citando..    Ver comentário
100chetass (seguir utilizador), 1 ponto , 10:35 | Domingo, 16 de outubro de 2011
    Re: Citando..    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 1 ponto , 11:57 | Domingo, 16 de outubro de 2011
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Orçamento de Estado no Tribunal Constitucional
17:38 Quarta feira, 18 de janeiro de 2012, 98
OE2012: direção da bancada do PS contra recurso ao TC
13:01 Terça feira, 3 de janeiro de 2012, 6
Presidente promulgou Orçamento do Estado
16:34 Sexta feira, 30 de dezembro de 2011, 87
Passos nega qualquer compromisso sobre a Zona Franca da Madeira
13:31 Quarta feira, 7 de dezembro de 2011, 11
Seguro insiste que sobretaxa no subsídio de Natal era desnecessária
12:36 Segunda feira, 5 de dezembro de 2011, 51
Passos: "Não há folgas, nem almofadas" (vídeo)
15:33 Domingo, 4 de dezembro de 2011, 54
Passos anuncia verba excedente de €2.000 milhões
10:22 Domingo, 4 de dezembro de 2011, 149
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB