12/02/2012 atualizado às 13:55
Página Inicial » Atualidade » Papa diz que preservativos não combatem a sida

Papa diz que preservativos não combatem a sida

A Igreja Católica encoraja a abstinência sexual para impedir a propagação da doença.

12:50 Terça feira, 17 de março de 2009

O Papa Bento XVI defendeu hoje que a solução para o problema da sida não passa pela distribuição de preservativos, horas antes de aterrar na capital dos Camarões para a sua primeira visita ao continente africano.

"Não se pode resolver (o problema da sida) com a distribuição de preservativos", disse o Papa aos jornalistas a bordo do avião da Alitália que o levará até Yaounde, nos Camarões.

Acrescentou que, "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema".

Esta é a primeira vez que Bento XVI fala explicitamente no uso de preservativos. A Igreja Católica, que se afirma na linha da frente do combate à sida, encoraja a abstinência para impedir a propagação da doença.

A oposição da Igreja ao uso de preservativos é questionada por padres e freiras que trabalham com vítimas da sida em África.

O Papa estimou ainda que a solução passa por um "despertar espiritual e humano" e pela "amizade pelos que sofrem".

Bento XVI adiantou ainda que pretende apelar à "solidariedade internacional" com África no contexto da actual crise económica, ressalvando que a Igreja não propõe soluções económicas específicas, mas pode dar sugestões "espirituais e morais".

Atribuindo a actual situação económica a um "défice de ética nas estruturas económicas", o Papa disse que é "aqui que a Igreja pode dar o seu contributo".

O Papa Vento XVI deixou Roma hoje de manhã rumo aos Camarões, primeira etapa de um périplo de sete dias pelo continente africano, que o levará também a Angola.

Bento XVI deverá aterrar no aeroporto de Yaounde cerca das 16:00 locais (15:00 GMT).

A sida tem um impacto devastador em África, particularmente em países da África Austral como o Botswana, Suazilândia e África do Sul, os mais afectados em todo o mundo.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Ele tem razão!
jorgeestevao (seguir utilizador), 5 pontos (Divertido), 15:14 | Terça feira, 17 de março de 2009
Não percebo esta notícia. Só pode vir de ignorantes! Sim, pois, para além de serem muito difícil a engolir (são muito grandes, apesar de estarem lubrificados), a revista "Chlerical Science" no seu artigo de Fevereiro relata que das experiências que foram feitas em seres humanos, está provado que a toma contínua de preservativos, independentemente da dose, não constitui nem uma vacina eficaz, nem um antiviral capaz de curar o doente.
Pelo contrário, tem causado problemas digestivos complicados, como hospitalizações por gastroentrites e envenenamento devido ao latex e aos espermicidas adicionados. Estes efeitos agravam-se com a toma em jejum.
Assim, recomenda-se vivamente a abstinência de tomar preservativos como vacina ou medida terapeutica para a Sida ou outra doença sexualmente transmissível.
No entante, alguns cientistas estão a testar a toma de preservativos para aliviar os problemas de gases e como inibidores de apetite.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
acafs (seguir utilizador), 1 ponto , 18:08 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:26 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
doctorcj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:57 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
BLUEPETROL (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
okagenteve (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Quarta feira, 18 de março de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
jmjl (seguir utilizador), 1 ponto , 14:31 | Sexta feira, 20 de março de 2009
SIDA/AIDS - abstinência
JP. Reis (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 16:45 | Terça feira, 17 de março de 2009
Escreve-vos de coração aberto um seropositivo em VIH, que embora não se encontrando no fulgor da sua juventude, optou pela abstinência total, ou seja, dentro do matrimónio, já que hoje não concebe tê-las fora deste.

Porquê tal decisão? Por amor a Deus Nosso Senhor que sempre me protegeu e à minha muito amada mulher, que graças a Ele não cheguei a contagiar. Perguntar-me-ão, foi difícil a opção assumida? Dir-vos-ei com toda a honestidade, cresceu dentro de mim naturalmente e sempre que a tentação me bate à porta, agradeço ao Senhor por me pôr à prova e “parto para outra…”.

É difícil à Igreja transmitir no mundo de hoje a opção pela abstinência, mas não tenho dúvidas que com a adequada formação espiritual e de cidadania no que ao respeito pelo próximo concerne, a mensagem conseguirá passar.

Atendendo à diversidade de opiniões aqui expressas, não tenciono, para além deste testemunho que assino, envolver-me em debates que normalmente degeneram para temas circundantes e fogem à verdadeira essência dos mesmos.

Muito obrigado por haverem lido o meu testemunho e felicidades para todos,
João Paulo dos Prazeres Reis – BI 2191112 de Lisboa
 
 Regras da comunidade
    Re: SIDA/AIDS - abstinência    Ver comentário
papadk (seguir utilizador), 1 ponto , 16:59 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: SIDA/AIDS - abstinência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:18 | Quarta feira, 18 de março de 2009
    Exemplo    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Re: SIDA/AIDS - abstinência    Ver comentário
luisserra17 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:30 | Sexta feira, 20 de março de 2009
Papa Vento?
userEX66514 (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 15:00 | Terça feira, 17 de março de 2009
Achei graça ao "Papa Vento XV!". Tinha que fazer referência à gralha.
Abstinência com repressão dos desejos naturais leva à demência e a comportamentos que infelizmente temos vindo a assistir com muita frequência entre padres e crianças. A igreja tem sido o perfeito banco de ensaio para demonstrar que a abstinência tem efeitos muito perversos quando não é natural, resultado de uma autêntica evolução espiritual.
Despertar espiritual é a evolução que se deseja, de facto. O que é que a igreja romana tem feito para a promover? Moral e ética são os maiores inimigos dos despertar espiritual. Moral é um pacote de julgamentos de circunstância desprovidos de inteligência e espiritualidade que só trazem conflito ao mundo.
Os preservativos não resolvem o problema do despertar espiritual, pelo contrário, promovem a promiscuidade sexual - penso que é isto que o papa quer dizer. Se quisermos resolver a propagação da doença sem preocupação pela evolução humana distribuimos borrachinhas.
Se quisermos promover uma solução de fundo e definitiva que passa pelo despertar espiritual e pela evolução da espécie humana para um patamar acima do vulgar animal, que porá fim a toda a miséria humana, ensinamos as palavras dos grandes mestres: Cristo, Buda e outros. Será que o papa bento tem alguma coisa para nos ensinar?
 
 Regras da comunidade
Pois não, combatem a SODA!
cristo rey (seguir utilizador), 1 ponto , 13:26 | Terça feira, 17 de março de 2009

A igreja também era contra os antibióticos quando estes surgiram.
O que seria da população mundial, incluindo os papas, se não existissem antibióticos?

Se o Papa disser que o preservativo é desconfortável, diz uma verdade.
Mas dizer que o preservativo não protege da SIDA...
Ó Bento...vê-se mesmo que vives no século dezasseis!
 
 Regras da comunidade
    Re: INVENTOR DE OCASIÃO    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Terça feira, 17 de março de 2009
passou-se!!
entalado (seguir utilizador), 1 ponto , 13:52 | Terça feira, 17 de março de 2009
O "SANTO" ou enlouqueceu ou é sócio de alguma das farmacêuticas que vendem compridos para a sida!!
 
 Regras da comunidade
    Re: passou-se!!    Ver comentário
entalado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:19 | Terça feira, 17 de março de 2009
A igreja no seu melhor...
Jovanoti (seguir utilizador), 1 ponto , 13:58 | Terça feira, 17 de março de 2009
Mais uma vez a mostrar como é retrograda e bolurenta.
Não será por acaso que cada vez mais as pessoas se afastam das crenças católicas, e das omilias ditas sagradas.
Neste século, com a realidade actual e grave das dimenções atingidas pela Sida, torna-se demasiado riculo o protesto contra o uso de preservativo da maior entidade mundial da igreja católica.
Apesar de tudo, João Paulo viajava muito mais para os países carenciados e pobres, e tinha uma visão muito mais proxima das realidades.
Este, nem sequer viaja...está completamente desfazado do mundo, alem de de ter um esgar em vez do simpatico sorriso do seu antecessor.
Só falta dizer que para combater a tuberculose, o melhor é deixar de respirar.
 
 Regras da comunidade
ABSTINÊNCIA INTELECTUAL?
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Terça feira, 17 de março de 2009
Entendo perfeitamente que cada religião propague e obedeça aos princípios que lhe deram origem (deliberadamente, escrevi '... deram origem...' e não '...a justificam'.
No entanto, parace contraditório com a defesa dos direitos humanos o facto de "proscrever" quem tem comportamentos que vão no sentido de defender e exercer os mesmos direitos.
Ninguém, nos dias de hoje (nem nos de ontem, como a História prova) , assume com medo de qualquer castigo, enveredar pela abstinência no plano sexual. E, por muito que custe aos mais radicais, as evidências têm que ser aceites.
Naturalmente que mesmo que o uso de perservativos não assegure totalmente a não transmissão de doenças, não sejam hipocritamente deitados ao lixo artigos de prevenção.
Cultura e civilização possuem ténues fronteiras em casos como o referido neste escrito.
 
 Regras da comunidade
A Igreja teima em não evoluir.
userEX89087 (seguir utilizador), 1 ponto (Interessante), 14:54 | Terça feira, 17 de março de 2009
O combate a esta epidemia seria mais fácil e produtivo se houvesse a colaboração da igreja. Esta posição só pode ser considerada de retrógrada.
 
 Regras da comunidade
    Façam o favor de censurar novamente    Ver comentário
.Hefestion (seguir utilizador), 1 ponto , 18:26 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: A Igreja teima em não evoluir.    Ver comentário
xi_patrao!! (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Quinta feira, 19 de março de 2009
Atenção
lupus_lunae (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Terça feira, 17 de março de 2009
Não. Não culpo o papa nem a igreja católica por defender uma posição que vai de encontro à sua "fé". Culpo quem lhes dá atenção e quem destaca as suas posições, sejam os media, os ateus, os políticos e as pessoas em geral que não se identificam com a religiosidade, mas que se ofendem com o que da religiosidade provém. O que o papa quer é atenção e é isso que consegue.
 
 Regras da comunidade
D Papa tem razåo . (em parte)
papadk (seguir utilizador), 1 ponto , 15:01 | Terça feira, 17 de março de 2009
Os preservativos nåo såo 100 % seguros. Assim como dåo uma ilusåo falsa de seguranca. O Papa esta preocupado com a sexualidade, como substituto da religiåo. Vivemos numa sociedade em que todos se comportam como adolescentes. Sou cidadåo dinamarques, e aqui ha uma sexualidade livre e preservativos em todos os lados e aos montes. Mas.... a sida aumenta. As doencas sexuais aumentam. As adolelscentes gravidas aumentam. Ainda por cima e popular fazer sexo sem preservativo. Com o alcool todos esquecem a "camisinha". Dou razåo a que o Papa nåo e a maior autoriedade para dar conselhos. Para mim os padres catolicos såo "gatos castrados.
 
 Regras da comunidade
O Problema é complexo e o Papa tem razão
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:06 | Terça feira, 17 de março de 2009
O problema da SIDA é muito complexo, tanto do ponto de vista médico, como do ponto de vista sócio-psicológico. O drama da pessoa infectada é enorme e o sofrimento horrível. Depois dos investigadores e dos médicos dedicados ao problema, penso que nenhuma instituição tem feito mais por aliviar a dor causada por este flagelo, sobretudo em África, do que as Igrejas, especialmente a católica. Evidentemente, nenhuma pessoa infectada deve manter relações sexuais sem protecção. Por outro lado, propagar o uso do contraceptivo é contribuir para a banalização do sexo e a redução do mesmo a um acto puramente físico, desligado de todo o sentido da responsabilidade, por si e pelo outro. Quando isso acontece, os seres humanos ficam reduzidos à condição de objectos. Além disso, estatisticamente falando, o preservativo tem uma considerável possibilidade de falhar. Pelo que confiar no preservativo e praticar uma sexualidade sem regras e sem compromissos, a meu ver, é como jogar à roleta russa. Mais tarde ou mais cedo, o golpe (oxalá não mortal) acontecerá. Daí a razão que o Papa tem: o problema da SIDA exige, antes de mais, a humanização do sexo, não a sua animalização. Ora para a humanização do sexo entre seres humanos a propaganda do preservativo não faz mais do que enganar, prometendo aquilo que, na verdade, em absoluto, não pode dar. Em causa, porém, está nem mais nem menos do que a vida das pessoas. A mensagem de Bento XVI é, pois, correcta e justa.
 
 Regras da comunidade
    Ó Miranda: a humanização do sexo?    Ver comentário
kukakente (seguir utilizador), 1 ponto , 15:25 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Pois é...    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:52 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Kérido,...você até confunde o sexo das pessoas...    Ver comentário
kukakente (seguir utilizador), 1 ponto , 18:21 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Miranda07: caganda tareia rapaz!    Ver comentário
Tyra-Pykus (seguir utilizador), 1 ponto , 18:35 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: Miranda07: caganda tareia rapaz!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:53 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: Miranda07: caganda tareia rapaz!    Ver comentário
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 19:26 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Obrigado    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:05 | Quarta feira, 18 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 19:57 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
cmatias (seguir utilizador), 1 ponto , 11:29 | Quinta feira, 19 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:22 | Quinta feira, 19 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 10:56 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:55 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 23:59 | Sexta feira, 20 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:15 | Domingo, 22 de março de 2009
    Superioridade moral?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:16 | Domingo, 22 de março de 2009
    Re: Superioridade moral?    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:23 | Domingo, 22 de março de 2009
    Re: Superioridade moral?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 1:39 | Segunda feira, 23 de março de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
jorgeestevao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:58 | Domingo, 22 de março de 2009
Prémio nobel da medicina
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto (Divertido), 15:07 | Terça feira, 17 de março de 2009

Como não "coisam" toca de pedir a toda a gente para fazer o mesmo...acho que é mais fácil o contrário, ie, passarem eles a "coisar"...
 
 Regras da comunidade
    Re: Prémio nobel da medicina    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 13:19 | Quarta feira, 18 de março de 2009
    Re: Prémio nobel da medicina    Ver comentário
Caçarôtos (seguir utilizador), 1 ponto , 8:15 | Segunda feira, 23 de março de 2009
Pois...é!
pinhoangola (seguir utilizador), 1 ponto , 15:14 | Terça feira, 17 de março de 2009
O Papa, defende o que lhe dá jeito, ele quer é que para cimentar a posição da Igreja, que haja cada vez mais sofrimento, pois quem sofre, anseia por palavras encorajadoras cheias de sentimento, por isso quanta mais a miséria melhor para aqueles que são autenticos vendilhões de fé de acordo com o sentido da Igreja católica que cada vez será mais forte se mais miséria houver. Parece um paradoxo mas é verdade, nos Paises mais desenvolvidos qual a importãncia que a Igreja católica tem? Quase nada, são apenas figuras pouco mais que decorativas. Os regimes servem-se dela e ela cobra, agora não com a espada numa mão e na outra a cruz de cristo, mas com atordoadas direciondas à ignorãncia de certos povos. Tenha juizo e arrume a casa já que de pedófilos padres e de irmãzinhas pouco recomendáveis estáo o seu mundo católico cheio. Saudações do Kimbo
 
 Regras da comunidade
A Igreja virou as costas ao mundo
makiavel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Terça feira, 17 de março de 2009
Enfim...outra realidade, outros tempos.

Parecem caminhar para trás.
Talvez algures se encontrem com os talibãs.
Só assim se justificam atitudes como a de excomungarem a menina de 9 anos que abortou por ter sido violada...
A diferença é que os talibãs a mandariam apedrejar.

 
 Regras da comunidade
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 15:56 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 1 ponto , 17:19 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Boa    Ver comentário
ruioterrivel (seguir utilizador), 1 ponto , 18:00 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
userEX66514 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:06 | Terça feira, 17 de março de 2009
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
entalado (seguir utilizador), 1 ponto , 20:59 | Terça feira, 17 de março de 2009
Como diria o livro "O meu pipi"...
celios (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Terça feira, 17 de março de 2009
"Não se deve usar preservativo porque a igreja é contra, afinal ninguém percebe mais de f*** que os cardeais!..." Agora mais a sério: depois da palhaçada do excomungador brasileiro, esta igreja e este papa (assim, com letra pequena) deixaram de existir para mim!!
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Incêndio num prédio mata septuagenário
13:48 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Síria: chefe da missão da Liga Árabe demite-se
13:06 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Grammys terão homenagem a Whitney Houston
12:39 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Murdoch voa para Londres depois das detenções no "The Sun"
11:49 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
O adeus da diva do pop e soul
11:26 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
EUA: Romney ganha votação republicana no Maine
10:01 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Sismo de magnitude 4,2 no norte da Suíça
9:54 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
Vencedores dos Grammy são anunciados hoje
9:04 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP