09/02/2010 actualizado às 23:19
Actualidade Opinião: "É urgente acordar o PS"  «  Actualidade  « Página Inicial |

Opinião: "É urgente acordar o PS"

O histórico quer mudança de estilo, de políticas e de pessoas. E deixa um sério aviso ao PS: só "um sobressalto" evitará o pior. Leia na íntegra o artigo de opinião de Manuel Alegre, publicado hoje na edição impressa do Expresso.

11:54 Sábado, 11 de Jul de 2009
Deixe aqui o seu comentário 163 comentários   [24066 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine
"
Seria preciso que os socialistas acordassem do seu torpor"
, diz Manuel Alegre
" Seria preciso que os socialistas acordassem do seu torpor" , diz Manuel Alegre
Luís Faustino

Em nenhum outro país europeu a esquerda é eleitoralmente tão forte como em Portugal. Mas essa força não serve para grande coisa. Sobretudo não serve para governar, seja em coligação seja através de acordos pontuais. Em caso de maioria relativa do maior partido da esquerda, a governabilidade só é garantida à direita, quer através do bloco central quer com o apoio do CDS. Nem o PCP e o BE estão disponíveis nem o PS quer governar com qualquer deles. As nossas esquerdas parecem ter como desígnio principal excluírem-se umas às outras. É uma das originalidades portuguesas.

Depois da queda do muro de Berlim, os partidos comunistas quase se evaporaram. Com a honrosa excepção do PCP, não só pelo seu papel na luta antifascista, mas também devido ao facto de Álvaro Cunhal ter preservado a ideologia tradicional do partido, fixando assim o núcleo essencial do seu eleitorado.

Esperava-se então que fosse a hora do socialismo democrático. Mas o que veio foi a globalização neoliberal. Com os socialistas na defensiva ou ideologicamente colonizados. Essa é talvez a razão pela qual a nova crise global do capitalismo financeiro beneficiou a direita e não a esquerda. Parafraseando Saramago, para quê votar à esquerda se não há esquerda? Como projecto de governo, não há. Se não mudar, o socialismo europeu corre o risco de ter um destino semelhante ao do movimento comunista. Se a esquerda de poder imita o poder da direita e as outras continuam a sonhar com os amanhãs que já não cantam, se, no seu conjunto, a esquerda deixa de representar um horizonte visível de esperança, os eleitores viram-se para outro lado e para a ilusão da segurança que, em época de crise, a direita oferece. Pelo menos a direita sabe o quer: quer poder. E não tem os pruridos da esquerda, une-se para o conquistar.

As próximas eleições serão marcadas por uma ofensiva ideológica da direita. O que está em causa é o consenso constitucional aprovado por larga maioria, incluindo o PSD, sobre os direitos sociais (escola pública, universalidade do acesso à saúde, segurança social pública). A líder do PSD anuncia o fim de um ciclo e de uma concepção da democracia em que direitos políticos e direitos sociais eram considerados inseparáveis. Com o absurdo de o PSD partir para as eleições com a bandeira da ideologia que está na origem da actual crise mundial. Sabem-se os objectivos: papel do Estado, protecção social, direito do trabalho.

Os resultados desta receita estão à vista em toda a parte: desregulação do mercado entregue a si mesmo, busca sem freio do lucro pelo lucro com total indiferença pelos custos sociais, ausência de ética e transparência. Na hora do colapso do neoliberalismo, MFL faz o discurso ultraliberal do Estado mínimo. À força de tanto querer rasgar, acabará por rasgar o horizonte social do 25 de Abril, consagrado na Constituição.

E por isso impunha-se um sobressalto. Seria preciso que os socialistas acordassem do seu torpor e que dentro do PS se ouvissem vozes a exigir uma mudança. Não só de estilo, mas de pessoas e de políticas. Na educação, no trabalho (cujo Código é imperioso rever), na Justiça, na função pública, na relação com os sindicatos, na afirmação do primado da política e na urgência de libertar o Estado de interesses que o condicionam. Seria preciso que o PS fosse capaz de se reencontrar consigo mesmo, com os seus valores e com o seu eleitorado. E que as outras forças de esquerda, sem abdicarem das suas posições próprias, definissem com clareza o adversário principal e se interrogassem sobre as consequências de um eventual governo de MFL. Se a direita governar, o povo da esquerda será o principal perdedor, independentemente da votação nos partidos que dele se reclamam.

Dir-me-ão que a maioria PS não governou à esquerda. Eu gostaria que tivesse governado de outra maneira. Mas também sei que uma maioria de direita jamais deixaria passar o referendo sobre a IVG e a lei do divórcio. Sei que com um governo de MFL o SNS será praticamente desmantelado e o papel do Estado, como ela já afirmou, "reduzido ao mínimo indispensável".

Como socialista, não me compete dizer ao PCP e ao BE o que devem fazer. Gostaria que uma maioria de esquerda fosse capaz de gerar soluções políticas alternativas. Mas não tenho ilusões. Tal só será possível com uma ruptura de cada uma das esquerdas consigo mesma. O que está longe de acontecer.

Aos socialistas digo que ainda há tempo. Ainda é possível vencer o PSD. Mas não será com certeza ouvindo opiniões à direita e esquecendo a sua própria esquerda. Nas europeias, não foi o PSD que teve um aumento significativo de votação, foi o PS que perdeu grande parte da sua base social, a ponto de, pela primeira vez, ter ficado aquém de um milhão de votos. Várias vezes falei de um buraco negro na esquerda. A soma da abstenção com os resultados do BE e do PCP mostram que esse buraco se situa na área do PS. Não é crível que personalidades de direita consigam recuperar para o PS o eleitorado que este perdeu para a abstenção e para a esquerda. Os socialistas não podem ter um discurso emprestado. Não se combate o liberalismo ultra com o liberalismo suave. Nem se vence o PSD com ex-ideólogos do PSD. Ainda é possível dar a volta. Mas algo tem de acontecer. Apesar dos erros, a bandeira do PS não está no chão. Mais política e menos marketing. Mais socialistas e menos figurantes. Um pouco mais de esquerda. Ou, como diria Mário Cesariny, "um acordar".

Para que um dia destes não estejamos a perguntar-nos como é que se perdeu mais uma oportunidade e como é que um país maioritariamente de esquerda pode acabar uma vez mais a ser governado pela direita.

 

Artigo publicado na edição impressa do Expresso de 11 de Julho de 2009

Relacionados
15 Jul 2009 Manuel Alegre quer o PS mas não o líder
[2780 visitas]
14 Jul 2009 Alegre recusa Bloco Central
[1456 visitas]
163 comentários
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Manuel Alegre "passou por cima"...
dedalo11 (seguir utilizador), 5 pontos (Bem Escrito), 12:28 | Sábado, 11 de Jul de 2009
... do facto de se estar no fim de um ciclo na política em Portugal. Manuel Alegre divide da forma mais simples o País em Direita e Esquerda. E Manuel Alegre diz nas entrelinhas que é hora de Sócrates sair de cena. Manuel Alegre é um revolucionário sem revolução; um visionário sem visão e um homem que já está dividido, no seu âmago, entre o fico e o saio. Porém, e dada a idade, o sair rouba-lhe um lugar na história e o ficar fá-lo sentir-se minimizado, porque o Partido Socialista já não confia nele e... francamente, não parece que mais alguém o queira nas suas fileiras. Com um novo partido fóra de questão, apenas lhe resta arrastar-se pelo limbo do PS e terminar a carreira, muito provavelmente, a falar sozinho. Apenas porque não se apercebeu que o que o tempo mudou foi contra aquilo que sonhou e é irreversível. Manuel Alegre, digamos, teve a sua época. E cumpriu-a de forma nobre. Agora com o chão a fugir-lhe debaixo dos pés, apenas lhe resta ser o "patinho feio" do PS que também audou a criar.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Ele quer ser presidente da república...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 14:39 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Ele quer ser presidente da república...    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 17:30 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Ele vai ser PRESIDENTE!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:42 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Ele quer ser presidente da república...    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:51 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Ele quer ser presidente da república...    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:53 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
Resignado (seguir utilizador), 1 ponto , 15:05 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:25 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
Resignado (seguir utilizador), 1 ponto , 16:40 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Discordo, eu também discordo, mas de si    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:13 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 17:41 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: É DEMAIS...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:43 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
impertinente (seguir utilizador), 1 ponto , 19:11 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:39 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 2:07 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Discordo    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:56 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Caro dedalo. O que diz só se deve    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 16:32 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: FORÇA ALEGRE!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:46 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
estrito_senso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:34 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:21 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
estrito_senso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:33 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
ElisioE (seguir utilizador), 1 ponto , 23:45 | Domingo, 12 de Jul de 2009
Manuel Alegre
ANO1933 (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 12:29 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Este artigo de opinião deveria merecer da parte de José Sócrates a maior das atenções.
Isto, é um simples aviso à navegação!
Deve levar ainda em conta a entrevista de António Costa a um jornal diário de hoje, em que critica duramente a política de segurança, seguida pelo Governo.
E as críticas de Sónia Sanfona e Leonor Coutinho e do ex-socialista Narciso Miranda.
Sr, 1º. Ministro e secretário-geral do PS, o terreno, começa a fugir-lhe debaixo dos pés !
Isso é mais que evidente, e só não vê quem não quer!
O seu futuro, no PS depende dos resultados das legislativas.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 17:49 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: FORÇA Manuel Alegre    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:45 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
tocaafalar (seguir utilizador), 1 ponto , 23:39 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:52 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre    Ver comentário
tocaafalar (seguir utilizador), 1 ponto , 10:54 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
Quem estará a dormir?
user178221 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 0:14 | Domingo, 12 de Jul de 2009
Quando olhamos para o nosso pequeno país e nos "lembramos" que talvez fosse boa ideia olhar mais à volta, para o resto da Europa e para o mundo de hoje, é inevitavel perguntar: -quem estará a dormir? Manuel Alegre? Jerónimo de Sousa? Louçã? Quem lhe ocorrer analisar o que M.A. pensa e preconiza, quem se lembrar de perguntar porque razão partidos da extrama esquerda, com as teorias políticas que defendem, têm 20% do eleitorado português, perguntar quem estará a dormir, a resposta é simples e fácil. M.A., Jerónimo, Louçã e 20% dos portuguees eleitores adormeceram profundamente há 20 anos ou mais. Aquilo que defendem para o nosso país, independentemente do seu valor ou cabimento ideológico, não é jamais aplicável ou então seria causa de completo desastre.
M.A. virou as costas ao PS e diz que o partido está a dormir (imaginem, todos a dormir...) por causa, diz ele, do Código do Trabalho. Já alguém se lembrou de o comparar com Códigos semelhantes europeus? Acho que não. O Código proposto e aprovado é justamente bem mais favorável aos trabalhadores por conta de outrém. Nem outra coisa poderia ser numa terra com o nosso atrazo e com a falta de preparação e de responsabilidade social que o nosso patronato tem.
Se o PS fosse aquilo que M.A. defende entraria a curto prazo no clube dos partidos mais anacrónicos europeus.
Continuamos a não levantar os olhos para mais de um palmo à frente do nariz.
Lamentavelmente temos uma imagem simétrica na direita portuguesa.
Nuno Costa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Presidente Alegre, nunca!
ze da povoa (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:38 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Manuel Alegre se tivesse um pingo de vergonha já se teria demitido do PS. Não concorda com a política seguida, junta as suas tropas e parte para outra. Não pode é ser adversário do PS e, ao mesmo tempo, beneficiar dos privilégios que o partido lhe oferece: vice-presidência da AR com carro, motorista, secretária e muitos muitos euros para ajudas de custo e outros; reformas douradas em empresas em que praticamente nunca pôs lá os pés; familiares bem colocados no aparelho de estado, etc.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Presidente Alegre, nunca!    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 13:11 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Presidente Alegre, nunca!    Ver comentário
jmjl (seguir utilizador), 1 ponto , 16:13 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Presidente Alegre, nunca!    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 16:53 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Presidente Alegre, nunca!    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 17:24 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Presidente Alegre, nunca!    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 0 pontos , 18:05 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Presidente Alegre!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:41 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re:Votem pelo Presidente Alegre    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:49 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Re:Votem pelo Presidente Alegre    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 8:31 | Terça-feira, 14 de Jul de 2009
    Re: Presidente Alegre, nunca!    Ver comentário
vorten (seguir utilizador), 1 ponto , 20:26 | Sábado, 11 de Jul de 2009
MUDANÇA?
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 14:10 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Este parece ser o pontapé de saída para a nova liderança do PS em caso de nova derrota.
Atenção a António Costa e a Ana Gomes... e ao que vem aí do pai e do filho Soares, Paulo Pedroso, Vítor Ramalho...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:20 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 18:55 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 2:16 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 2:19 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:34 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 15:02 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 2 pontos , 17:59 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
VaiComDeus (seguir utilizador), 1 ponto , 18:55 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re:FORÇA ALEGRE!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:48 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 17:55 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: MUDANÇA?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:17 | Domingo, 12 de Jul de 2009
CERCO E ANIQUILAMENTO
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 15:26 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Está montado o cerco a Sócrates.
Como não vai haver maioria absoluta, Sócrates será sempre derrotado.
Mas estas «tendências» têm pressa: Alegre, Costa, Soares, etc., não lutam só por possíveis coligações pós-eleitorais à «esquerda». Lutam, no curtíssimo prazo, por uma mudança na liderança do PS que tire votos sobretudo ao BE e que venha a dar mais força ao PS em caso de necessidade de coligação «à esquerda».

Penso que os padrinhos deste cerco são Soares e Alegre.
Em anterior comentário já disse quem penso que são os «emergentes à liderança».
António Costa vai fazer tudo, mas tudo, para se encostar à esquerda na CML, Elisa Ferreira fará o mesmo na CMP, Ana Gomes fará o mesmo na CMS, Paulo Pedroso idem em Almada. Aí estão os primeiros ensaios.

Do outro lado, ainda é muito cedo para Paulo Rangel, haverá um «ciclone» mas ainda não é tempo para isso...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: CERCO E ANIQUILAMENTO    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 2 pontos , 22:34 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: CERCO E ANIQUILAMENTO    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 9:44 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
É urgente acordar o PS
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:28 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Não é segredo para ninguém que todos os partidos depois de 74 viraram à direita. No entanto ouve pessoas que permaneceram no mesmo lugar, com as mesmas ideias e as mesmas convicções. Não seria muito grande essa lista mas atrevo-me a mencionar Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral e Manuel Alegre. Houve quem se admirasse que Freitas tivesse feito parte do Governo de Sócrates. No entanto não foi ele que mudou mas sim o PS. É claro que este CDS/PP não tem nada a ver com o que Freitas fundou. O mesmo acontece a todos os partidos, com excepção do PCP. A esquerda em Portugal continua igual a seguir ao 25 de Abril, ou seja maioritária embora daí não resulte nada de concreto. Sá Carneiro pretendia dois partidos ou seja direita e esquerda, mas Mario Soares trocou-lhe as voltas. Coube-nos em sorte ficarmos com dois partidos que mais parecem gémeos. A dinamica resulta mais do lider do que da sua essência.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Manuel Alegre
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:01 | Domingo, 12 de Jul de 2009
Mas o PS, alguma vez esteve acordado?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Manuel Alegre (Acordado e bem acordado)    Ver comentário
allô! (seguir utilizador), 2 pontos , 16:27 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Manuel Alegre (Acordado e bem acordado)    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:36 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: 1933...É PRECISO SER-SE UM GRANDE NAZI...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 22:03 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: 1933...É PRECISO SER-SE UM GRANDE NAZI...    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:15 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: 1933...É PRECISO SER-SE UM GRANDE NAZI...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
Para progredir é preciso comparar.
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:30 | Domingo, 12 de Jul de 2009
Somos uma sociedade inteiramente dependente do mundo exterior, principalmente dos paíes da C.E. Mas quem se lembra de comparar o que defendem os nossos políticos, o que criticam, o que pretendem para o país, quais as suas soluções para o futuro, qual a via de adaptação ao mundo de hoje? Não vejo em lado algum, até da parte de ilustes intelectuias sempre a sentenciar qualquer preocupação nesse sentido. Continuamos orgulhosamente sós, em atitude. Mas em exigência isso é outra conversa. Tanto a extrema esquerda como a direita lutam por soluções anacrónicas, gastas e falidas. Os maiores e mais graves problemas da actualidade -ambiente e energia- praticamente ninguém (das oposições) se lembra deles. Entretêm-se com slogans antigos, mexericos e lugares comuns, chavões gastos e sem sentido.
E o povo? O povo, quando se lhe fala nesses prementes e graves problemas, encolhe os ombros, não se interessa e diz que o futuro a Deus pertence. Pior: parece que o Presidente da Rep. alinha pelo mesmo estilo, porque quando fala é sempre para falar das ninharias políticas do quotidiano.
Mas quando nos cair a "casa" em cima, aí todos vão gritar em pânico e deitar culpas para quem estiver mais a jeito.
Nuno Costa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
O tempo o dirá...
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:06 | Domingo, 12 de Jul de 2009
Neste diferendo Alegre-Sócrates, para o bem ou para o mal e analisando a evolução dos coisas, estou convencido que o tempo e a sua inexoravel acção irá dar mais razão a Sócrates do que a Alegre. Os indícios aí estão e são o sintoma de que a esquerda clássica -e muito mais a extrema esquerda- perderam o combóio por largos tempos futuros. Como os sonambulos que se recusam a abrir os olhos.
Nuno Costa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS DO RESTELO!
martacarapacho (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 10:08 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
Quando eu digo velhos, não me refiro à idade física, mas antes à mentalidade!

Velhos e Velhas do restelo são todos os que não querem o país na senda do progresso, como a MFL.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS DO RESTELO!    Ver comentário
gabigrade (seguir utilizador), 1 ponto , 10:01 | Sexta-feira, 17 de Jul de 2009
È claro que o principal objectivo
mansilper (seguir utilizador), 1 ponto , 12:36 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Há muitos casos que são artificiais que a oposição cria para atingir os objectivos, que é fazer com que o PS não ganhe as legislativas, como por exemplo no caso dos bancos é claro que o principal objectivo dos partidos da oposição é e era atacar o PS, porque se Vitor Constancio fosse do psd niguém falava no caso, bem como se, quem pôs a mão na massa fosse afecto ao PS, era esse o caso que fazia as manchetes e as delicias da comunicação social, asim atacam a supervisão, como se fosse possível evitar todos os roubos antes destes acontecer.
A opiniao pública anda saturada de vozes contra o governo e o PS porque são sempre 5 contra 1, ninguém se preocupa em analisar que (1=PS) representa mais doque (5 = psd,cds,pc,be e verdes), mas o que aparece sempre nos debates e passa para a opinião pública, são 5 contra 1. Neste aspecto a democracia está a falhar, dado que dá sempre mais espaço á oposição de contestar o governo, atacando todas as medidas que este tome, sejam elas boas ou más.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: È claro que o principal objectivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:29 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: È claro que o principal objectivo    Ver comentário
impertinente (seguir utilizador), 1 ponto , 19:27 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: È claro que o principal objectivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 23:19 | Domingo, 12 de Jul de 2009
Esquerda, Direita...
fimdalinha (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Sábado, 11 de Jul de 2009
A mim tanto me faz, sou ambidestro... na politica não vejo nem esquerda nem direita, so vejo "papa gamelas"... em que ficamos ? Mas alguém ainda acredita em "esquerda" e "direita"... então os de esquerda são comunistas e os de direita fascistas como dantes ? Ca para mim estão juntas a esquerda e a direita ... e a mexer no meu bolso...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Esquerda, Direita...    Ver comentário
lavrador velho (seguir utilizador), 1 ponto , 13:27 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Esquerda, Direita... Volver...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:18 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Esquerda, Direita... Volver...    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:30 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Esquerda, Direita... Volver...    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:33 | Domingo, 12 de Jul de 2009
    Re: Esquerda, Direita... Volver...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 0:28 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Esquerda, Direita... Volver...    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:43 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: 1933...OS CRIMINOSOS NO PODER...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 22:05 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
Calma Alegre
lumogo (seguir utilizador), 1 ponto , 13:18 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Sócrates é como é, e é por ser como é que deve ser avaliado e julgado pelos portugueses.

Com a força hoje da opinião pública e a falta de carisma e liderança existente, Sócrates não pode nem deve mudar a sua personalidade, apenas tenter convencer que o reconhecimento de erros são sinceros para numa eventual futura governação os possa corrigir.

Num mais que provável cenário governativo à saída das próximas eleições, as qualidades de liderança são de extrema importância e no panorama actual a vantagem é mais que evidente de Sócrates.

Apenas concordo que se o BE quiser ser a muleta de Sócrates numa hipotética vitória socialista, tem que ser mais agressivo no ataque à direita, para dar mais confiança e credibilidade governativa em colaboração com o PS.

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Acordar?
Desiludido... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:44 | Sábado, 11 de Jul de 2009
Como eu já aqui vi comentado, este pateta tem mordomias a mais e nunca produziu a ponta de um corno. Sair da A. R. e ir trabalhar no duro, está quieto ó mau. O POVO em geral é que anda a suportar as suas mordomias e as de muitos como ele. Depois vem dizer que os Portugueses são maioritariamente "de esquerda". Qual esquerda? A do "paraiso" de leste a cujos habitantes Portugal teve de matar a fome depois dele ter ido por água abaixo? Ou essa esuqerda que nunca foi governo, que anda a vender sonhos e ilusões e que só defende bandidos e homosexuais? Esquerdas destas, vá de rectro satanás. Cá para mim esta gajo ainda anda a sonhar em ser presidente da República. E não surpreende, porque o outro era muito mais velho e ainda queria ser. Mas este PS ainda vai acordar até 27 de Setembro? O animal feroz andará mesmo a dormir? Não há pachôrra para ouvir esta gentalha...!!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Acordar?    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 15:25 | Sábado, 11 de Jul de 2009
    Re: Acorda maluca!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 0 pontos , 21:39 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
    Re: Acorda maluca!    Ver comentário
4 DE DEZEMBPO (seguir utilizador), 1 ponto , 8:28 | Terça-feira, 14 de Jul de 2009
    Re: Acorda CRETINO!    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:51 | Segunda-feira, 13 de Jul de 2009
163 comentários
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Algarve: Caso Alicoop ganha 'balão de oxigénio'

23:03 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[0 visitas]

Mário Soares: "Nunca fui tão atacado como Sócrates

22:06 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[165 visitas]

China pode vir a banir a carne de cão e gato

21:48 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[184 visitas]

Êxito de Sinatra associado à onda de crimes nas Filipinas

21:30 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[281 visitas]

Alerta: Imagem íntima online fica para sempre

21:25 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1430 visitas]

PGR: Lei do segredo de justiça "não é má, é péssima"

19:48 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[409 visitas]

Australianos descobrem morte de familiar através do Facebook

19:00 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1089 visitas]

Polícia Judiciária investiga incêndio num complexo do Marítimo

17:39 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[217 visitas]

CDS-PP acusa António Costa de votação ilegal

17:35 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[339 visitas]

PSP adere à Acção Europeia sobre a Droga

17:03 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[86 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP