13/03/2010 actualizado às 0:16
Actualidade Mário Crespo e os limites da liberdade  «  Actualidade  « Página Inicial |

Mário Crespo e os limites da liberdade

Vivemos num mundo de grupos de Comunicação Social excessivamente dependentes do poder e com um primeiro-ministro doentiamente preocupado com o que dele dizem.

Henrique Monteiro (www.expresso.pt)
12:05 Terça-feira, 2 de Fev de 2010
Deixe aqui o seu comentário 159 comentários   [18020 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

Sou amigo do Mário Crespo há muitos anos e tenho-o na conta de um homem independente e sério, o que não significa que partilhe muitas opiniões com ele, ou que entenda que ele é um modelo de jornalismo. Também não acho isso de mim próprio, ou de ninguém em particular.

A liberdade é a coexistência de modelos e não a imposição de um em concreto.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira jornalística - e nesse particular sou mais antigo do que o Mário - não me lembro de um cronista ser dispensado depois de a crónica estar pronta a ir para a oficina. E o que isto significa é que os limites da liberdade estão mais apertados do que nunca.

Tenho o director do JN, José Leite Pereira, na conta de um bom profissional e de um homem independente e sério. É jornalista há muitos mais anos do que eu, tem uma experiência considerável. Não creio que ele se impressione com uma crítica a Sócrates, como não creio que ele exigisse gratuitamente a Mário Crespo uma confirmação independente de fontes. Provavelmente, não o faz (nenhum de nós o faz) quando, em vez de Sócrates, está um outro cidadão qualquer em causa.

Porém, no caso do primeiro-ministro as palavras são relevantes, já que proferidas por quem tem a responsabilidade do poder executivo neste país. É certo que a conversa pode ser considerada privada, mas é igualmente certo que o bom-nome de Mário Crespo foi atacado de forma pública, ou jamais seria ouvida por circunstantes que nada tinham a ver com a conversa.

O que se passa, então?

Posso tentar avançar uma explicação: Mário Crespo tornou-se incómodo para Sócrates (e até para Cavaco, que denunciou em algumas crónicas), e a sua incomodidade estava a deixar o próprio José Leite Pereira numa situação difícil. Por isso o director do JN recorreu a um excessivo escrúpulo jornalístico para resolver a questão. E decidiu não publicar a crónica.

Não posso condenar José Leite Pereira, não é do meu timbre julgar os outros. Apenas posso dizer que este é o panorama da nossa Comunicação Social: Grupos que dependem do poder do Governo, patrões que pressionam directores e editores até à exaustão, cronistas afastados por serem incómodos e uma multidão de lambe-botas que, prudentemente se cala ou arranja eufemismos para tratar a questão.

Tenho em comum com Mário Crespo o facto de trabalharmos num grupo onde nada disto acontece (felizmente não será o único). Talvez não estejamos inteiramente preparados para o mundo 'lá fora', onde as palavras têm de ser medidas, onde não se pode escrever preto no branco, como aqui faço, que Sócrates é o pior primeiro-ministro no que respeita à Comunicação Social; o único que telefona e berra com jornalistas, directores, com quem pode. O único em que nestes mais de 30 anos que levo de vida jornalística, se preocupa doentiamente com o que dizem dele, em vez de mostrar grandeza e fair-play com o que de errado e certo propaga a Comunicação Social.

Lamento dizê-lo, tanto mais que é nosso primeiro-ministro e seguramente tem trabalhado muito e o melhor que sabe.

Mas é a verdade, e num momento destes a verdade não se pode esconder.

159 comentários
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
E lá vai vender uns milhares de livros...
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 13:29 | Terça-feira, 2 de Fev
... influências dos USA na área do marketing!

Saneamento? Mas qual saneamento? Não foi o homem que acabou com a colaboração?

O director do JN pediu confirmação? Não deveria ser isso que todos os directores deveriam fazer? Não é por não o fazerem que a CS arrasta pela lama quem quer?

Sobre a opinião do Dr. Henrique Monteiro nada a dizer. Só o contrário daquilo que escreveu valeria um comentário. Este é simplesmente o esperado.

O facto é que esta CS conseguiu misturar o primeiro-ministro com a não publicação do artigo do MC. Essa é a realidade que serve a alguns.

Boas vendas, Mário Crespo. Parabéns pela boa acção de marketing! O sucesso é garantido; os vampiros estão sempre à espreita...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re:E lá vai vender uns milhares de livros.CONCORDO    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 0:30 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: E lá vai vender uns milhares de livros...    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:08 | Terça-feira, 2 de Fev
    Não há nada como ler tudo...    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 10:13 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: E lá vai vender uns milhares de livros...    Ver comentário
entrenos (seguir utilizador), 1 ponto , 17:34 | Quarta-feira, 3 de Fev
Os dois lados da moeda
ESPADA DE DAMOCLES (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 12:49 | Terça-feira, 2 de Fev
Uns telefonam e berram alegadamente com jornalistas e directores, outros há que preferem exercer o poder que detêm no seio da comunicação social para caluniar o que bem entendem e difamar quem quiserem, com base em suspeitas e denuncias anónimas, sempre em nome de um jornalismo supostamente isento, plural e apartidário.

No caso das falsas escutas a Belém o Sr. Monteiro negou-se a publicar o famigerado e-mail que denunciava o papel do Sr. Lima na artimanha manhosa montada por Belém, alegando que tal informação carecia de confirmação. Agora insinua que o director do JN deveria ter tido uma conduta diferente daquela que por si defendida no caso das falsas escutas. Onde está a coerência jornalistica?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Os dois lados da moeda    Ver comentário
jotarebelo (seguir utilizador), 1 ponto , 13:12 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Os dois lados da moeda    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:06 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Os dois lados da moeda    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Os dois lados da moeda    Ver comentário
pukka (seguir utilizador), 1 ponto , 0:20 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Os dois lados da moeda    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:17 | Quarta-feira, 3 de Fev
    AFINAL NÃO SE PASSOU , SÓ SE PASSOU    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Quarta-feira, 3 de Fev
Pois...
lord byron (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 13:16 | Terça-feira, 2 de Fev
“Talvez não estejamos inteiramente preparados para o mundo 'lá fora', onde as palavras têm de ser medidas”

Medidas… não! Mas, provadas…Convêm!!!

E esse é o problema com o jornalismo e José Sócrates! Muito se diz e nada se prova!!!

Queres ser um jornalista de referência neste país?
Vai para um qualquer lado balir o quanto José Sócrates te quis censurar e até ai verbo-de-encher de uma qualquer redacção vai aparecer aos olhos da opinião publicada como o novo libertador oprimido de um governo maldito!
Esta teoria de mais uma asfixia democrática só tem um problema...duas eleições ganhas pelo ditador!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Pois...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 3 pontos , 2:17 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Pois...    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:12 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Pois...    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:21 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Pois...    Ver comentário
alf19565 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:27 | Terça-feira, 2 de Fev
    o fura-bolos    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 15:56 | Terça-feira, 2 de Fev
Assim se fala; assim se diz
Miranda07 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 13:30 | Terça-feira, 2 de Fev
Caro Henrique Monteiro: Se eu fosse o que o Sr. é; se eu tivesse a responsabilidade que o Sr. tem; se eu trabalhasse onde o Sr. trabalha, permita-me que lhe diga, diante de um caso como o que agora se discute, diante de um jornalista como Mário Crespo a passar por onde está a passar eu, que não sou nada do que o Sr. é, devo dizer que faria, ou gostaria de ter feito, o que o Sr. acaba de fazer: chamar as coisas pelos nomes, mostrar que em qualquer profissão há muito mais em causa do que um mero contrato de trabalho, pois, mormente na profissão que é a dos jornalistas, há uma dignidade profissional e valores deontológicos que não podem ficar esquecidos, que não se pode tolerar serem espezinhados. E isto, digo-o, não apenas em relação aos jornalistas enquanto tais mas também, e no caso presente de um modo especial, em relação ao poder estabelecido. É que eu também não duvido que José Socrates tem capacidades e é trabalhador; mas envergonha-me que o meu País tenha um PM capaz de dizer de modo que se ouça o que Mário Crespo diz que o que de si pelo PM de Portugal foi dito. Obrigado, pois, pela sua clarificação. Confio que nunca se arrependerá de a ter feito.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Assim se fala; assim se diz    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 1 ponto , 16:25 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Assim se fala; assim se diz    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:14 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Assim se fala; assim se diz    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 12:40 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Assim se fala; assim se diz    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:00 | Quarta-feira, 3 de Fev
Citando Martin Niemöller
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 14:58 | Terça-feira, 2 de Fev

Eles começaram perseguindo os comunistas,
e eu não protestei, porque não era comunista.
Depois, vieram buscar os judeus,
e eu não protestei, porque não era judeu.
Depois ainda, vieram buscar os sindicalistas,
e eu não protestei, porque não era sindicalista.
Aí, vieram buscar os homossexuais,
e eu não protestei, porque não era homossexual.
Aí então, vieram buscar os ciganos,
e eu não protestei, porque não era cigano.
E depois, vieram buscar os imigrantes,
e eu não protestei, porque não era imigrante.
Depois, vieram-me buscar.
E já não havia ninguém para protestar!

_______________________________________________

Henrique, há alturas em que é preciso dar um murro na mesa, tomar uma atitude e dizer, preto no branco o que tem de ser dito, sem receio ou pena das cumplicidades instituídas.

Um dias destes, se não nos pomos a pau, acordamos com uma polícia política a bater-nos à porta.

É assim que se corrói a Democracia!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 16:10 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:26 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 1:41 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 2:54 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 15:08 | Terça-feira, 2 de Fev
    Disseste, mas disseste como os tolos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 3 pontos , 15:51 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Disseste, mas disseste como os tolos    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 16:25 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Disseste, mas disseste como os tolos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:14 | Terça-feira, 2 de Fev
    O LOGRO    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 18:33 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: O LOGRO    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:53 | Terça-feira, 2 de Fev
    sou a rosa e não sei o que sou    Ver comentário
Rosa Engeitada (seguir utilizador), 2 pontos , 16:30 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: sou a rosa e não sei o que sou    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:05 | Terça-feira, 2 de Fev
    Foi de mestre!!!!    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 20:24 | Terça-feira, 2 de Fev
    TENHO PENA!!!    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 18:18 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: TENHO PENA!!!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:28 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: TENHO PENA!!!    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 18:44 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: TENHO PENA!!!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:52 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:14 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 2:51 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:49 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 11:21 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:42 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:11 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:27 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Citando Martin Niemöller    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:45 | Quarta-feira, 3 de Fev
Mais um Ponto no Conto do Vigário
Brilhantina (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 15:10 | Terça-feira, 2 de Fev
Henrique Monteiro-''não me lembro de um cronista ser dispensado depois de a crónica estar pronta a ir para a oficina. ''
Noticia do Expresso ''Da conversa entre o director e o colaborador do jornal resultou que este decidiu retirar o texto de publicação e informou que cessava de imediato a sua colaboração com o jornal, o que a Direcção do JN respeita.''
Costuma-se dizer quem conta um conto acrescenta um ponto. Naquilo que acima transcrevo verifico que H.M. diz que M.C. foi dispensado, na noticia de ontem do expresso diz que M.C. demitiu-se por sua auto recriação.
Sei que H.M. ao ler este comentário é capaz de vir dizer que nada há a contradizer na sua crónica com o que está na noticia de ontem do Expresso. Acredito que irá justificar a contradição dizendo que o que o Director do JN fez foi uma manobra dilatória para o M.C. tomar a decisão que tomou portanto, vai tudo dar ao mesmo.
Não acredito que o H.M. venha dizer que o tal amigo do JN, José Leite Pereira, pôs questões pertinentes à publicação da crónica a M. C. porque rege-se por outros valores de jornalismo que Mário Crespo repudia. JLP rege-se por um Jornalismo autêntico e não embarca em Histórias como aquela de que um terceiro ouviu de um segundo e contou a um primeiro, neste caso ao M. C., uma conversa passada entre indivíduos, à volta de uma mesa, e onde se encontrava o tal segundo. Não vem dizer que M.C. se serviu desta ocasião, ou até a provocou, para tirar dividendos na publicação do livro que vai fazer. ...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Mais um Ponto no Conto do Vigário    Ver comentário
Marta Marques (seguir utilizador), 1 ponto , 16:49 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Mais um Ponto no Conto do Vigário    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 19:59 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Mais um Ponto no Conto do Vigário    Ver comentário
Barão Wäss Füdder (seguir utilizador), 1 ponto , 17:34 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Mais um Ponto no Conto do Vigário    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 19:26 | Terça-feira, 2 de Fev
    O problema está num nickname?    Ver comentário
Barão Wäss Füdder (seguir utilizador), 1 ponto , 20:02 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: O problema está num nickname?    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Terça-feira, 2 de Fev
    Não me diga que era...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 9:37 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: O problema está num nickname?    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:22 | Quarta-feira, 3 de Fev
    O problema está num nickname?    Ver comentário
Barão Wäss Füdder (seguir utilizador), 1 ponto , 12:25 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Mais um Ponto no Conto do Vigário    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 17:35 | Terça-feira, 2 de Fev
    Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
RenewFersal (seguir utilizador), 1 ponto , 0:24 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:20 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 10:26 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:32 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:25 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 12:35 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:08 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 16:34 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 16:43 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Henrique Monteiro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 16:48 | Quarta-feira, 3 de Fev
Henrique Monteiro
ANO1933 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 19:56 | Terça-feira, 2 de Fev
Caro Henrique Monteiro:
O Sr. pôs o dedo na ferida. Podia ter ido até muito mais longe, pois havia motivos de sobra para isso.
Não se preocupe com os ataques pessoais.
Daqui o incentivo, a que continue na mesma senda, pois só assim o bom jornalismo será dignificado.
Por alguma razão o Expresso é o melhor jornal que se publica em Portugal, e onde o seu principal accionista não mete prego mem estopa.
Concede plena liberdade ao seu Director
José Leite Pereira ficou muito mal na fotografia !
Por mais que procurem branquear a atitude do J. N., não o conseguirão.
Contra factos, não há argumentos.
Não ao "jornalismo de sargeta" e à parcialidade de alguns directores de jornais, que nada mais fazem que obedecer à voz do dono e assim não irem engrossar o número desempregados.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Palavras mornas, Henrique
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 12:57 | Terça-feira, 2 de Fev
O que se exige é uma manifestação de repudio de todos os jornalistas e não discursos mornos, mansos.
O que está em causa não é a dignidade deste ou daquele, o que está em causa é a Liberdade de Opinião, a Liberdade de Imprensa, a qualidade da nossa Democracia.
Exige-se que o dito 4º poder se manifeste e repudie a decisão do mocinho de recados que é director do JN e a prepotência terceiro mundista de alguém que julga que o país é um rebanho de estúpidos.
Materialmente somos pobres mas moralmente este país é paupérrimo e muita da culpa desta consciência cívica nula é culpa do jornalismo que se faz nesta cantinho á beira mar plantado.

Só um povo frouxo é que consegue definir-se desta maneira.

Esperava muito mais de si. Confrontação é preciso!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Palavras para esquecer ...    Ver comentário
siracusa (seguir utilizador), 1 ponto , 14:20 | Terça-feira, 2 de Fev
JOÃO CARREIRA BOM
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 13:06 | Terça-feira, 2 de Fev
Lembrei-me de João Carreira Bom, e vocês, Caros cocomentadores (agora deixa de se pôr hífen depois de co-)? Foi uma crónica crítica ao então director da SIC, Emídio Rangel, na revista do Expresso. Sabem o que aconteceu ao Carreira Bom? «Delete», «Kaputt»? Eu não disse nada, só estou a perguntar, não estou a insinuar, é esta memória da porcaria que não me deixa em paz. Ai que lá vai acontecer o mesmo que ao Crespo e vou ter de publicar este comentário no meu livro de Comentários que está para sair em breve.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 14:58 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 16:01 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 19:30 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
Barão Wäss Füdder (seguir utilizador), 1 ponto , 20:08 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 21:01 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
Barão Wäss Füdder (seguir utilizador), 1 ponto , 21:50 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:03 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: JOÃO CARREIRA BOM    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 23:51 | Terça-feira, 2 de Fev
O PM E OS LIMITES DA LIBERDADE
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 14:16 | Terça-feira, 2 de Fev
Eu escreveria assim o título «O Primeiro-ministro e os limites da liberdade».
Se Crespo ultrapassou os tais limites da liberdade ao escrever aquela crónica, o PM também ultrapassou, antes, e mais gravosamente, os limites da tal liberdade ao fazer aquela cena pública alegadamente birrenta, maricas, lamechas, despeitada.
Senhor PM, vou-lhe ensinar como se portaria um Homem (ou Mulher): convidaria o Crespo para um almoço; no meio do almoço chama-lhe todos os nomes, cara a cara, o Crespo ficava sem palavras, envergonhado, corado, engasgado, toda aquela classe A a ouvir. E, calmamente, como desde o início, levanta-me da mesa, abotoava o casaco e dizia alto: «garçon, este cromo paga o almoço!...» e antes de sair, concluía: «e se ele não tiver dinheiro, mande a conta para a SIC, o patrão dele está cheio de dinheiro».
Mas também podia agir como um «topo de gama»: no fim do almoço, ao levantar-me, deixava na mesa cem mil euros em «cash» e dizia bem alto: «tome, para pagar o almoço, você é um teso, seu cromo, nem dinheiro tem para pagar um almoço».
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Máriol Crespo e os limites
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:50 | Terça-feira, 2 de Fev
Gato escaldado de àgua fria tem medo, diz o povo e tem razão. Em 36 anos de Democracia, nunca nenhum Primeiro Ministro foi tão atacado com razão ou sem ela como tem sido Sócrates. Temos de concordar hoje em dia que poucos serão os que acreditam que é gay. No entanto quando o boato foi lançado muitos riam e faziam disso chincana politica. A seguir como ganhou as eleições com maioria absoluta e viram que não tinha pegado apareceu de imediato a historia da amante. Uma vez mais produziu os mesmos efeitos. No entanto parece que há cabeças que não param e não têm mais em que pensar senão atacar o Primeiro Ministro, como sendo ele o culpado de todos os seus males e frustações. Depois das assinaturas na Camara da Guarda, do curso, aparece o Freeport e logo que este se esvaiou em fumo, não tarda a aparecer a Face Oculta, que acaba por tomar o mesmo caminho. Perguntei já mais que uma vez o que se vai seguir. Depois desta o que será? Desculpem-me a expressão, mas é caso para dizer porra que é de mais. Faz lembrar a historia do rapaz e do lobo. Uma coisa é certa a noticia pelo que tenho lido e ouvido merecia credibilidade. Fez-me lembrar os bufos no tempo da PIDE que lançaram pessoas na prisão sem qualquer culpa. Até quando Sócrates está para aturar isto? Por muito menos já vi dois darem à solas e não devem estar arrependidos. Quem querem por no lugar? Quem não quer ter uma boa mãe arrisca-se que lhe calhe em sorte uma má madrasta. Quem semeia ventos arrisca-se a colher tempestades.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Máriol Crespo e os limites    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Máriol Crespo e os limites    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:30 | Terça-feira, 2 de Fev
Os jornalistas
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 17:23 | Terça-feira, 2 de Fev

... não são "vacas sagradas" nem senhores e donos "da democracia" ou do "direito democrático à informação" e muito menos da "verdade"!

Os "políticos", que lhes asseguram as condições para o seu exercício profissional não têm o dever de se deixar enxovalhar, consentir no assassinato da sua imagem, permitir a partilha da governação através dos media para quem trabalham e, por maioria de razão, por qualquer jornalistazeco que passe a vida a chantagear quem quer e se dispõe governar, só para se autopromover ou para promover os interesses a que subterraneamente esteja associado!

O problema é que existem muitos autoproclamados jornalistas, alguns que até se autopromovem de "jornalistas de excelência", que não se apercebem que não são "vacas sagradas", apesar de duvidar que alguma vez se vejam decentemente nos espelhos que usam!

E bem deveriam saber que mesmo as "vacas sagradas", as autênticas, também têm o seu fim, ... como qualquer outra vaquinha vulgar, velhinha e sem qualquer préstimo!

Há "jornalistas" que não entendem isto, ou talvez tenham problemas com os seus espelhos, simplesmente!

Nesse caso, não desatem a partir os espelhos, porque eles são os únicos "inocentes" nestas sórdidas "estórias"!

Cumpts
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Há 'jornalistas' que não entendem isto ...    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 22:24 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Há 'jornalistas' que não entendem isto ...    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 23:32 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Há 'jornalistas' que não entendem isto ...    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 18:09 | Quarta-feira, 3 de Fev
    Re: Os jornalistas    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:04 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Os jornalistas    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 23:47 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Os jornalistas    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 1 ponto , 23:41 | Terça-feira, 2 de Fev
Com clareza! Parabens.
vasil (seguir utilizador), 1 ponto , 12:42 | Terça-feira, 2 de Fev
Cada vez mais é preciso não calar!
E repetir. Para que não nos venham a calar a todos de vez.

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Os negociantes do JN
águiadois (seguir utilizador), 1 ponto , 12:45 | Terça-feira, 2 de Fev
O JN transformou-se na voz do dono:os negociantes dos cifrões que em poucos anos liquidaram o património criado por muitos profissionais que por lá passaram.O JN vive da publicidade que Sócrates e o seu governo para lá manda-se eles se portarem bem.A coluna vertebral do director cedeu porque não têm indepêndencia económica para o fazer e mandou ás urtigas os princípios e valores que jurou honrar na sua profissão.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Os negociantes do JN    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:02 | Terça-feira, 2 de Fev
    Re: Os negociantes do JN    Ver comentário
ANPICAPA (seguir utilizador), 1 ponto , 16:00 | Terça-feira, 2 de Fev
his masters voice...
userEX165789 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:52 | Terça-feira, 2 de Fev
ah pois é ,manda quem tem dinheiro vamos la ter muito juizinho...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
159 comentários
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso
Forças e fraquezas vieram ao de cima
23:51 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[241 visitas]
A primeira página do Expresso
23:50 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[2114 visitas]
Totodebate: A chave de Aguiar Branco vs Passos Coelho
23:15 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[2286 visitas]
Quando o maoísmo abalou a ditadura
22:42 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[414 visitas]
Açores no "top ten" mundial para observação de baleias
20:20 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[473 visitas]
Cientistas portugueses descobrem como retardar doença de Parkinson
18:59 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[85 visitas]
Agenda de fim-de-semana para crianças e adultos
18:59 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[179 visitas]
Amarante: IP4 reabre domingo
18:57 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[263 visitas]
Presidente da República recorda Alqueva
18:54 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[96 visitas]
Cavaco Silva por terras do Baixo Alentejo
18:35 Sexta-feira, 12 de Mar de 2010,
[587 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Prémio Produto Inovação
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP