23/05/2012 atualizado às 2:38
Página Inicial » Atualidade » Jaime Soares: "Limitação de mandatos é antidemocrática"

Jaime Soares: "Limitação de mandatos é antidemocrática"

Mais antigo autarca português critica a limitação de mandatos para os presidentes de Câmara.

João Nunes (www.expresso.pt)
18:00 Sexta feira, 3 de fevereiro de 2012
Jaime Soares sai em defesa das Câmaras Municipais e esclarece: "As autarquias foram, em Portugal, a alavanca do crescimento, cativaram investidores e criaram postos de trabalho"
Jaime Soares sai em defesa das Câmaras Municipais e esclarece: "As autarquias foram, em Portugal, a alavanca do crescimento, cativaram investidores e criaram postos de trabalho"
Nuno Botelho

Jaime Soares, o mais antigo autarca português, não tem problemas em criticar a reforma autárquica que está em estudo: "Considero a lei aberrante e antidemocrática", disse ao Expresso.

Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, eleito pelo PSD, "está a retirar-se aos cidadãos o direito de escolher quem administra as autarquias". O autarca concretiza: "A democracia trouxe-nos a liberdade de tomar as nossas opções."

Jaime Soares sustenta que a limitação até três mandatos para os autarcas só faria sentido "se todos os cargos da Administração Pública fossem abrangidos". Recordando, por exemplo, o regime dos deputados e dos dirigentes regionais, onde não existe limitação, o autarca defende que "a lei devia colocar todos no mesmo patamar".

A possibilidade de um autarca, no fim dos três mandatos, se candidatar a outra Câmara, leva o presidente de Vila Nova de Poiares a perguntar: "Ao fim de três mandatos as pessoas perdem as qualidades ou mudam? Se não serve para uma Câmara, não serve para outra".

"Autarquias fazem com um euro aquilo que o Governo faz com quatro"


Recusando aceitar que se considerem os autarcas "como os maus da fita", o membro do PSD diz que "esta lei foi feita em cima do joelho" e que "há um lobby por detrás da mesma".

Acusando "os governos de atirar a desgraça do endividamento para os municípios", o mais antigo presidente de Câmara português diz que as autarquias, mesmo com cortes, "fazem com um euro aquilo que o Governo faz com quatro".

Jaime Soares sai em defesa das Câmaras Municipais e esclarece: "As autarquias foram, em Portugal, a alavanca do crescimento, cativaram investidores e criaram postos de trabalho".

Ao fim de quase 40 anos de liderança, Jaime Soares acredita "que o poder central está cada vez mais poderoso" e "que esta já não é a revolução do poder local".

Leia amanhã no Expresso extenso trabalho sobre a limitação de mandatos autárquicos e a maneira de contornar a lei.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Políticos: Dar lugar a outros mais competentes
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 18:42 | Sexta feira, 3 de fevereiro
É sempre assim:

Quem está no poder não o quer largar! Porque será?

Mesmos os sérios, acabam por se viciar nas mordomias, bajulações, e gostarem de se sentirem deuses...

Todos os mandatos, deveriam ter um limite:
dois mandatos no máximo, e nunca mais de quatro anos.

Só dando o lugar a outros se sabe se há candidatos mais competentes.
 
 Regras da comunidade
!
Desiludido... (seguir utilizador), 2 pontos , 20:10 | Sexta feira, 3 de fevereiro
Mais outro soares (estes soares...) que se quer eternizar no poder. Este como o outro também deve querer ser presidente com mais de 80 anos.
 
 Regras da comunidade
    ódios de estimação toldam-lhe a mioleira?    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 14:56 | Sábado, 4 de fevereiro
    Re: ódios de estimação toldam-lhe a mioleira?    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:13 | Sábado, 4 de fevereiro
Democracia
poiz (seguir utilizador), 2 pontos , 20:12 | Sexta feira, 3 de fevereiro
Democracia ("demo+kratos" - povo+governar) é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usualOra o que este senhor entende por democracia não é nada disso. 40 anos a ser ele a governar não me parece governo pelo povo. Parece-me ser ele a governar-se...
 
 Regras da comunidade
Equidade...
Franco5612 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:00 | Sábado, 4 de fevereiro


O presidente da República tem no máximo 2 mandatos seguidos....(10 anos)

Acho que este princípio deveria ser aplicado a deputados e autarcas...(8 anos)...

deixaria de haver profissionais da política...

eu iria mais longe...

Após sair deveriam fazer um período de nojo igual ao tempo em que estiveram no cargo...

é que começa a cheirar a mofo...
 
 Regras da comunidade
BAH!
Monroe (seguir utilizador), 2 pontos , 10:59 | Sábado, 4 de fevereiro
Treta de comentário este do sr. presidente da câmara. Tudo o que mexe em poderes instituidos, pelos vistos, é anti-constitucional para os detentores desses mesmos cargos de poder.
 
 Regras da comunidade
Soares, amigo, estou contigo. Pra sempre
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:28 | Sábado, 4 de fevereiro
Começo pela conclusão jornalística: “ o autarca não tem problemas em fazer tais declarações” – mas porque raio havia de ter, está a defender o tacho… dele e dos outros.

Mas pensando bem concordo com o homem, que nestas coisa de democracia não brinco em serviço. Democrático mesmo, era não haver presidente de Câmara por uns tempos. Aposto que os tipos de Poiares andam aflitos, só de pensar no substituto cheio de vontade de fazer coisas.

Quem entra, vem sempre cheio de vontade de fazer coisas. Que é onde reside o problema. Um gajo que está em Poiares há 40 anos, já fez tudo o que havia a fazer. O gajo que vier tem que partir para fazer novo (A vila chamava-se Poiares antes do Soares chegar. Só depois é aplicou o termo "Nova").

A hipótese de não haver presidente nos próximos 4 anos, é coisa com pernas para andar: Não há inaugurações (está tudo inaugurado) e evitam-se os cartazes pelas paredes. Um funcionário recebia o que tinha a receber e pagava o que houvesse a pagar (se não houver esperem, porque mesmo havendo presidente, era a mesma coisa). Os funcionários entravam (os que quiserem. Porque se não quiserem, não se nota), faziam o que tinham a fazer e saíam. Tendo a preocupação de deixar qualquer coisa para fazer, na vez seguinte que regressassem.

Receio que o Expresso explique a maneira de contornar a Lei. Esquema conhecido por “rotundas legais” que, como se sabe, os autarcas são especialistas… e Poiares lá terá que gramar o gajo mais uns anos
 
 Regras da comunidade
'Jaime Soares: Limitação de mandatos é antidemocr.
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:09 | Sábado, 4 de fevereiro
Jaime Soares tem razão!

Um bom autarca não fica pior só porque está no poder à 12 anos, e a lei é um ataque ao principio da Democracia que diz que é aos eleitores que compete escolherem quem lhes pode governar. Acresce que em pequenas localidades, não existe assim tanta gente que possa constituir um reservatório válido de autarcas. Onde todos se conhecem, é um bocado esquisito haver uma lei que proibe as populações escolherem aquele que se calhar, é o melhor de longe para os gerir... sendo isso sabido por todos.

O problema aqui no entanto é outro. O problema é que os eleitores tendem a acomodar-se com o tempo. Com este, tendem a confiar cegamente no que conhecem, a perder o espírito de experimentar coisas novas, ou a desculparem pequenas coisas porque não conhecem melhor. E do outro lado, um autarca tende acomodar-se também, reflexo dos seus eleitores. Ou tende a confiar no facto de estar lá para sempre, para cometer deslizes que está convencido, nunca serão detetados.

Em outras palavras, a limitação de mandatos é de facto anti-democrática, mas não deixa de se justificar: ela existe para salvar a democracia de si própria.

Questão paralela que tem sido aventada: a limitação de mandatos deve impedir os autarcas de tentarem a sorte noutrs concelhos?

Na minha opinião, não. Porque deveria? A ideia não é, como alguns acreditam que é, impedir os políticos de se tornarem profissionais,... isso até é desejável!
 
 Regras da comunidade
Re: Jaime Soares: "Limitação de mandatos é antidem
JPLBG (seguir utilizador), 1 ponto , 18:23 | Sexta feira, 3 de fevereiro
De facto, quase 40 anos à frente dos destinos de uma terra, é muito tempo... Já deveria ter largado o lugar para outros à mais tempo, mas "os tachos, panelas e frigideiras" são bons... Nas pequenas terras os "lobbies" que fala, são muito mais poderosos. Só por isso se entende continuar à frente de um Município ao final de quase 40 anos. No entanto concordo com ele numa coisa: os 3 mandatos deveriam ser extensíveis a todos os cargos de nomeação e eleição... E depois disso, acabou-se a vida politica, e "tachos"...
 
 Regras da comunidade
Limitações e ..autarquias
Tolasnuno (seguir utilizador), 1 ponto , 19:41 | Sexta feira, 3 de fevereiro
Não tenho nada contra JS, o presidente da câmara de VNP, ao que dizem ali à 40 anos!(?). Mas tive o cuidado de ir ver as contas de exploração da câmara no portal desta, e não constam. Estão sim, as dívidas a fornecedores, referente ao 1º semestre de 2011, que a lei agora obriga a publicar. Chamo só a atenção para uns números, e se têm dúvidas vão ver no site. O valor total da dívida com mais de um ano é de 5,3 milhões de euros, num total de 6,5 milhões! Daqueles 5,3 milhões, 1,3 é de energia (EDP, deve ser!), 2 milhões de empreitadas (a quem?), e , imagine-se esta, 1 milhão está caracterizado como "outros investimentos", sem claro entendimento ao que se refere. Tudo isto, recordo, por pagar à mais de um ano! Vou ver daqui a pouco qual a população referente a este município e despesa/dívida. relativa. Mas diria já, em jeito de pré-conclusão, que belo exemplar aqui temos, da "boa gestão autárquica, que temos neste Portugal de regime partidocrático, não democrático! Antes de ir....fiquei a matutar naquele milhão "não identificado" e nos outros valores exorbitantes........... Quem vai auditar isto? Quem vai ser responsabilizado pelos casos de "abuso" de confiança, pelo aumento de endividamento, sem capacidade objectiva de o pagar?!! Quem? Ou isto é o saca que ninguém vai preso? Repito, nada contra a pessoa, pois nem sei dos detalhes! Só mesmo contra os números destes, ou como estes, que são, em qualquer circunstâncias, inaceitáveis e, portanto de pedir responsabilidade efectiva!
 
 Regras da comunidade
Ah, pois é!
CãodaRosa (seguir utilizador), 1 ponto , 20:20 | Sexta feira, 3 de fevereiro
Já Salazar dizia que mandato só havia um o dele e mais nenhum, eleições para quê e limites de mandatos nunca, quando os autarcas cairem da cadeira, nomeia-se o filho varão para o lugar.
 
 Regras da comunidade
O 25 de Abril...
kepéla (seguir utilizador), 1 ponto , 23:23 | Sexta feira, 3 de fevereiro
...serviu para muita coisa...para este senhor...então foi o melhor que lhe podia ter acontecido...mas como o poder tolda os pensamentos...ai está o homem contra aquilo que o próprio acontecimento anulou...a permanência no poder eternamente...sabemos que este está lá por eleições...mas o poder tem de acabar um dia...acreditamos que entretanto o actual governo, vai mudar a lei...ou seja os mesmos, vão poder voltar a ser candidatos...e este irá continuar, para mal da democracia...
 
 Regras da comunidade
Lá criar postos de trabalho não há dúvida!!
ocehcap (seguir utilizador), 1 ponto , 0:14 | Sábado, 4 de fevereiro
Fartaram-se de criar tachos...
Aliás até empresas municipais, nasceram como cogumelos porque já não cabia tanto tacho só nas câmaras...
Ele há com cada anedota!!!
 
 Regras da comunidade
40 anos .... só!!!!
MisterPacifico (seguir utilizador), 1 ponto , 2:41 | Sábado, 4 de fevereiro
40 anos = camião dos bombeiros da foto. :)
ai meu deus
JSoares since 1972 !!!!Republica democratica de VN de Poiares.
 
 Regras da comunidade
100editora.net
100editora.net (seguir utilizador), 1 ponto , 7:29 | Sábado, 4 de fevereiro
A 100editora.net publicou um livro não recomendado a promotores da corrupção, tachistas sem vergonha, políticos irresponsáveis, partidocratas instalados, críticos inconsequentes, resmungões comodistas e portugueses sem alma. Só para quem não enfia a carapuça.
 
 Regras da comunidade
Jaime Soares, o mais antigo autarca português
jaime valverde (seguir utilizador), 1 ponto , 9:43 | Sábado, 4 de fevereiro
Fico na dúvida se Mesquitq Machado (Braga) e Mário Almeida (Vila do Conde) não são tão antigos como ele.
Só se JS foi presidente da Comissão Administrativa logo depois do 25 de Abril e os outros não. Como eleitos, julgo que têm os três a mesma antiguidade.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Indonésia inspira Portugal, diz Cavaco
22:55 Terça feira, 22 de maio de 2012, 6
Governo de transição na Guiné-Bissau já está criado
22:38 Terça feira, 22 de maio de 2012, 2
Surto de sarna na CERCI de Oeiras "está controlado"
20:14 Terça feira, 22 de maio de 2012, 3
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 35
Madeirenses vão começar a pagar taxas nas urgências
19:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 10
Ativista chinês preocupado com perseguição a sobrinho
18:13 Terça feira, 22 de maio de 2012, 2
Avião de Paris para os EUA desviado da rota
17:37 Terça feira, 22 de maio de 2012, 9
"Não pode ficar nenhuma dúvida sobre Relvas", exige Seguro
17:20 Terça feira, 22 de maio de 2012, 26
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB