09/02/2010 actualizado às 22:38
Actualidade "O debate político em Portugal é muito pobre"  «  Actualidade  « Página Inicial |

Ex-líder do PSD lança livro

"O debate político em Portugal é muito pobre"

O antigo presidente do PSD apresentou hoje o seu livro "Mudar de vida - propostas para um país mais ético, justo e competitivo".

Lusa
21:22 Quinta-feira, 25 de Set de 2008
Deixe aqui o seu comentário 23 comentários   [1301 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

O ex-presidente do PSD Luís Marques Mendes defendeu hoje que "o debate político em Portugal é muito pobre", durante a apresentação do seu livro "Mudar de vida - propostas para um país mais ético, justo e competitivo".

A crítica de Marques Mendes ao debate político em Portugal foi feita perante uma plateia repleta de políticos em funções e de ex-titulares de altos cargos políticos como Ramalho Eanes, António Costa, Teresa Gouveia, Marques Guedes, José Luís Arnaut, Pacheco Pereira, Vera Jardim, Paulo Rangel, Diogo Feio e José Pedro Aguiar Branco.

João Soares, Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Pinto Balsemão chegaram à apresentação do livro, na Central Tejo, já depois da intervenção de Marques Mendes.

"O debate político em Portugal é bastante pobre, é muito táctico, muito conjuntural, muito imediatista", sustentou o ex-ministro dos governos de Cavaco Silva e Durão Barroso.

Marques Mendes disse querer com as propostas contidas no seu livro "dar um contributo para um debate de ideias mais substantivo do que adjectivo" e "ajudar a que debate seja mais aprofundado".

A seguir, em declarações aos jornalistas, Marques Mendes reforçou a ideia, defendendo que "o debate político em Portugal é muito pobre, pouco na base de propostas concretas e de ideias concretas".

Relacionados
20 Set 2008 Mendes propõe inelegibilidade para Isaltino e ...
[2220 visitas]
20 Set 2008 Uma contribuição política
[779 visitas]
23 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Está à vista...
alentejo alternativo (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 4:54 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
Concordo, pois sempre que vejo e ouço as intervenções parlamentares é precisamente o que penso:"onde está a parte em que se diz algo de construtivo? De alternativo?" Tudo o que vejo são pseudo-políticos a tentar afundar os outros pseudo-políticos que não jogam com as mesmas cores...mas não deveríam todos lutar pelos mesmos objectivos? Construir um país melhor a todos os níveis? Ao invés de passarem todo o tempo a dizer mal do que alguém pensa fazer, não sería melhor unirem-se todos para FAZER alguma coisa edificante deste marasmo em que Portugal se transformou?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
é giro...
batatafritadigital (seguir utilizador), 1 ponto , 23:39 | Quinta-feira, 25 de Set de 2008
...ver quem já teve responsabilidades directas no problema, queixar-se dele depois de estar de fora. Marques Mendes é só o exemplo mais recente.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Re: "O debate político em Portugal é muito pobre"
_MM (seguir utilizador), 1 ponto , 2:02 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
Estes comentários vindos de quem vêm só podem ser uma piada.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Não há pachorra para tal literatura
Acanto (seguir utilizador), 1 ponto , 9:17 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
Todos sabemos que Marques Mendes está cheio de razão, só é pena que tenha demorado tanto tempo para perceber que a coorte saída do 25 de Abril e que se mantém agarrada ao poder é de uma mediocridade insuportável. Eles não governam nem deixam governar, vão-se legitimando pelo voto popular, lançado nas urnas de quatro em quatro anos. Criaram uma teia de amizades e compadrios que vai do Minho aos Açores, do CDS ao Bloco de esquerda, não deixam entrar ninguém no grupo e, cúmulo dos cúmulos, proclamando a igualdade e a democracia, criaram uma nova classe cheia de privilégios autodesignada por classe política.
Um amigo meu dizia-me há dias: sempre votei no PSD, conclui agora que o PSD não está interessado em fazer uma oposição séria e eficaz ao actual governo que nos desgoverna, parece-me que aos barões do PSD a actual situação é bem mais vantajosa do que se o partido fosse governo, por isso, nas próximas eleições já não vou votar PSD.
Então onde vais votar? Resposta pronta do meu amigo: em nenhum, o meu voto levará um risco de alto a baixo! Se estão todos feitos uns com os outros para explorarem o Zé Povinho só posso protestar dessa maneira, não tenho outra.
Regressando ao livro de MM, felicito-o pelo trabalho que teve em o escrever, mas que me desculpe não tenho pachorra para ler esse tipo de livros, nem pachorra nem tempo e espanta-me muito que haja gente com tempo para tal quando afinal as livrarias estão cheias de obras de referência, escritas por autores consagrados, livros que nos ajudam a compreender o mundo bárbaro em que vivemos e as razões porque após os anos de ouro que foram as décadas de 50 e 60 entrámos num declíneo económico, moral e ético a nível mundial é certo , mas que em Portugal, talvez por termos sido um país invejável a vários níveis, se assume com uma virulência nunca imaginada, a ponto de muitos se sentirem órfãos de Pátria e estrangeiros em sua própria terra
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Muito debate e pouca uva...
ólhameste... (seguir utilizador), 1 ponto , 9:56 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008

Em Portugal há debate a mais.

Eles debatem, debatem, debatem, debatem, debatem, debatem e não fazem nada.

Os nossos políticos vivem do debate e exposição mediática. Para isso contribui muito o tio Balsemão, que coloca nos seus muitos programas de debate as pessoas que ele pretende promover politicamente.

Utilizando um português mais sofisticado: Chega de paleio, mãos à obra.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
PSD o expoente intelectual português
joanadelemos (seguir utilizador), 1 ponto , 10:01 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
Uma injustiça sem paralelo na política portuguesa.
Este livro renega e amesquinha o grande contributo que durante toda a vida, em particular no último ano, Manuela Ferreira Leite tem dado para a causa social-democrata.
É igualmente uma ofensa a esse grande pensador e estratega, Cavaco Silva.
Marques Mendes esquece que só do PSD temos o Marcelo, o Pacheco, o Judice, o Jardim, o Valentim, o Isaltino, o Ribau, sim o Ribau, ...
É só gente mal agradecida...

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: PARABÉNS! MOMENTO DE HUMOR DA MANHÃ    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:38 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
    Re: PSD o expoente intelectual português    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 12:20 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
    Re: PSD o expoente intelectual português    Ver comentário
joanadelemos (seguir utilizador), 1 ponto , 13:31 | Domingo, 28 de Set de 2008
    Grande pensador?????????    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
    Re: SE isto fosse o da Joana...    Ver comentário
Aristeu (seguir utilizador), 1 ponto , 14:50 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
    Re: SE isto fosse o da Joana...    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 15:43 | Sábado, 27 de Set de 2008
    Re: SE isto fosse o da Joana...    Ver comentário
Aristeu (seguir utilizador), 1 ponto , 10:59 | Segunda-feira, 29 de Set de 2008
    Joana...As inscrições para os "tachos" já fecharam    Ver comentário
dasssssqueéburro (seguir utilizador), 1 ponto , 15:59 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
A Política e as Reformas...
Aristeu (seguir utilizador), 1 ponto , 11:19 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008

Como é que poderá haver debate político sério, eficaz, que se traduza em actos que venham melhorar a vida dos Portugueses com o panorama político-partidário que temos?

Será que foram apontadas soluções para este assunto? Ou apenas se constata uma verdade conhecida por todos ? Quem o escreveu sabe bem o que se passa, os outros politicos tambem o sabem, os comentadores que não estão em cargos políticos falam deles nos média e adiantam alguma coisa?

Há que fazer Reformas de fundo em Portugal! Os Governos PSD fizeram alguma das reformas que este Governo PS está a fazer? Reformas que não dão votos... Reformas que a Direita teve medo de fazer e que em privado aplaude porque o "trabalho ingrato" está a ser feito por outros... É assim que os políticos pretendem credibilidade e adesão dos cidadãos á sua actividade? Reformas que trazem muitas injustiças, muitas delas inevitáveis, mas que deveriam ser feitas com a contribuição de quem mais tem e pode e ninguem critica esta situação - salvo os partidos de esquerda - que são apelidados de demagogia...

Será que País tão pequeno , tão pobre, com dois terços da população a penar precisará de tantos políticos?

Com tantos políticos a trabalharem para o bem-comum do País deveriamos estar melhor... mas não estamos... Porque razão isto acontece e qual será a solução?

É isto que os Portugueses mais sacrificados querem saber! Fartos de votarem na esperança que não chega - alheiam-se dos seus direitos - e isto é que origina o mais grave dos perigos para uma democracia...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
pobre
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:34 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
é a melhor forma que há para definir este politicozeco de carreira
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: pobre    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
Deixem-me rir...
observateur (seguir utilizador), 1 ponto , 12:20 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
"O debate político em Portugal é bastante pobre, é muito táctico, muito conjuntural, muito imediatista", diz o tipo que maior cacique fez no PSD nos últimos anos, instalando um clima de "caça às bruxas".

"O debate político em Portugal é bastante pobre, é muito táctico, muito conjuntural, muito imediatista", diz o gajo que usando a táctica da terra queimada chegou a líder do PSD.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
E que rica plateia...
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 12:38 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008

Os de sempre:

Ramalho Eanes, António Costa, Teresa Gouveia, Marques Guedes, José Luís Arnaut, Pacheco Pereira, Vera Jardim, Paulo Rangel, Diogo Feio, José Pedro Aguiar Branco, João Soares, Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Pinto Balsemão.

Meu Deus!!! Quanto despudor... Que descaramento... Devem ter aplaudido e muito...

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Pois é...
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
O Dr. Marques Mendes tem toda a razão. Mas não é só o debate político que é muito rasteiro neste país. A maioria da Imprensa também o é. A maioria dos comentários dos leitores dessa Imprensa também o é. A maioria dos comentadores de televisão também o é. A maioria das conversas de café também o é. O que seria um espanto era não ser assim, tal é o baixo nível cultural da educação em Portugal a começar pela grande maioria dos professores. E da pouquíssima importância dada ao enriquecimento cultural dado pelas famílias aos seus filhos.
Poderia dar-lhe muitos exemplos. Se o Dr. Marques Mendes se entretivesse a elaborar uma estatística sobre a percentagem de famílias em que nas suas casas não existe nem sequer uma meia-dúzia de livros de alguma ou mediana qualidade, ia ficar aterrorizado.
Não temos que nos admirar dos políticos que temos nem dos seus pobres discursos e ligeiras preocupações. E sabemos bem que se porventura esses políticos quisessem tornar o ensino bem mais exigente e culturalmente rico, caía o Carmo e a Trindade e seria uma revolta generalizada dos paisinhos (e dos meninos) que o que querem é um canudo, não é o Saber.
Nuno Costa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Pois é...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 15:30 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
    Re: Pois é... e será...    Ver comentário
Aristeu (seguir utilizador), 1 ponto , 11:27 | Segunda-feira, 29 de Set de 2008
Pobre ou Incapaz ?
Eremitão (seguir utilizador), 1 ponto , 21:20 | Sexta-feira, 26 de Set de 2008
Em Portugal sobre Portugal não se ouve nada, não há reacção politica à presente crise inter.mundial multipolar. Continuam “surdos, cegos e mudos” ? Portugal parece que não está no Mundo. estará dado como desaparecido ?
.
Nem Presidente, nem Governo, nem Ministros, nem Secretários, nem Oposição, nem leaders partidários, nem Politicos, nem “opinion-makers”, nem economistas, nem fiscalistas, nem especialistas, nem Comunicação Social.
.
Afinal confirma-se que não há elite ? Onde é que ela está ?
.
Nem este discurso nem outro:
.
http://www.lefigaro.fr/po... ut-sortir-plus-forte-de-la-crise-.php
.
Inclui por exemplo:
.
GARANTIR A ESTABILIDADE DO SISTEMA BANCÁRIO : « É um compromisso solene. Haja o que houver, o Estado garantirá a segurança e a continuidade do sistema bancário e financeiro francês ». « Se eles (os Bancos) ficarem em dificuldades por especularem, eu não aceitaria a perca dum euro de qualquer depósitante por causa do Banco entrar em bancarrota ». Sarkhozy aludiu o caso de fraude bancária « Jerome Kerviel –Societé Generale»
.
NÃO HÁ POLITICA DE AUSTERIDADE : o Chefe de Estado afirmou que não governará com politicas de austeridade « porque a austeridade agravará a recessão ». « Não aceitarei nem altas de Impostos nem Taxas que reduzam o poder de compra dos franceses »
.
Depois querem que os Cidadãos vão votar.
.
O resultado das eleições de 2009 para o BE, PCP, PS, PSD, CDS e demais que surjam, resolve-se com quem tiver unhas HOJE para em Portugal resolver HOJE Portugal nesta bancarrota inter-mundial multipolar.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
23 comentários
Página 1 de 1   
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

China pode vir a banir a carne de cão e gato

21:48 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[80 visitas]

Êxito de Sinatra associado à onda de crimes nas Filipinas

21:30 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[151 visitas]

Alerta: Imagem íntima na Internet fica para sempre

21:25 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[787 visitas]

PGR: Lei do segredo de justiça "não é má, é péssima"

19:48 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[371 visitas]

Australianos descobrem morte de familiar através do Facebook

19:00 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[926 visitas]

Polícia Judiciária investiga incêndio num complexo do Marítimo

17:39 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[214 visitas]

CDS-PP acusa António Costa de votação ilegal

17:35 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[313 visitas]

PSP adere à Acção Europeia sobre a Droga

17:03 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[81 visitas]

Durão Barroso apela ao consenso das forças políticas

16:11 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[197 visitas]

Hugo Chávez na rádio, de repente

15:54 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1771 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP