22/05/2012 atualizado às 18:46
Página Inicial » Economia » Funcionários oferecem café aos clientes do BPP

Funcionários oferecem café aos clientes do BPP

Os clientes do BPP foram brindados esta manhã com "um cafezinho" servido pelos funcionários, mas garantem que não vão sair das instalações enquanto não obtiverem uma garantia quanto ao pagamento dos depósitos. 

9:37 Sexta feira, 8 de maio de 2009
Os clientes do BPP exigem que o Governo cumpra a promessa de pagamento dos depósitos
Os clientes do BPP exigem que o Governo cumpra a promessa de pagamento dos depósitos
João Abreu Miranda/Lusa

Alguns funcionários do Banco Privado Português (BPP) chegaram hoje de manhã às instalações do banco no Porto e ofereceram "um cafezinho" aos clientes que ocupam o edifício desde quinta-feira, disse um porta-voz dos depositantes. 

"Já entraram alguns funcionários e até nos ofereceram um cafezinho", contou à Lusa Durval Padrão, porta-voz dos clientes do BPP que ocupam as instalações da delegação portuense do banco, na Foz. 

Dois dos clientes abandonaram temporariamente as instalações, tendo um deles explicado que iria voltar, depois de ir a casa para "fazer a barba e tomar um banho". 

Uma viatura da PSP encontrava-se hoje de manhã estacionada à porta do número 877, da Rua de Gondarém, onde funciona a delegação local do BPP.

Alguns agentes permanecem no interior das instalações, numa presença discreta. Do grupo inicial de uma centena de clientes que ocuparam quinta-feira as instalações do BPP no Porto, cerca de cinquenta passaram a noite no local e deverão ser entretanto substituídos por outro grupo, segundo Durval Padrão.

A jornada nocturna decorreu sem quaisquer incidentes e a maioria dos ocupantes manteve-se acordada, "em amena cavaqueira", segundo confidenciou um deles.  "Só dois ou três é que dormiram", acrescentou. 

Não faltou comida nem bebidas e a PSP permaneceu no local, atenta mas sem intervir, e a sua acção foi aliás muito elogiada pelos clientes. "A polícia foi muito simpática e muito compreensiva connosco", realçou Durval Padrão. 

Os clientes do BPP garantem que não vão sair das instalações enquanto não se demitir a administração do banco.  "Enquanto eles não saírem, nós também não saímos. Não nos revemos neles", disse Durval Padrão. 

O porta-voz informou também que, nas últimas horas, não houve contactos com a administração do BPP, no sentido de ser ultrapassada a situação.   

Os clientes do BPP exigem que o Governo cumpra a promessa de pagamento dos depósitos, rejeitando deixar o banco sem um sinal positivo.Reclamam "um tratamento igual ao dos clientes do BPN" e recordam "a promessa do ministro das Finanças de que nenhum português iria ficar sem os seus depósitos". 

Durval Padrão reafirmou que o passo seguinte pode ser a ocupação das instalações do BBP em Lisboa, já na próxima semana. Se tal acontecer, Durval Padrão referiu que "as pessoas já vão aceleradas" e que "é importante que a administração tome uma decisão, porque as coisas vão ser complicadas daqui para a frente, pois há situações dramáticas".

"Nós não somos um bando de arruaceiros e queremos dialogar. Nós não somos os maus, nós estamos é sem o nosso dinheiro", argumentou. Admitiu, no entanto, que "se administração andou seis meses e não fez nada", os clientes não vão querer que "o poder político, numa ou duas horas ou num dia, resolva a situação". 

"Em primeiro lugar, a administração tem que se demitir, porque nós não lhe queremos pagar mais os salários", insistiu. "O segundo ponto, é que seja o primeiro-ministro e o ministro das Finanças a assumir esta situação, porque nós entendemos que são pessoas de bem e são as únicas pessoas que nos podem ajudar neste momento", acrescentou o porta-voz do grupo. 

 

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Croissants dos caros... caríssimos
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 11:34 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Mais um episodio cómico que caracteriza o quotidiano deste pais que se chama Portugal.

Perante decisões de gestão negligentes e gritante fraude o governo avançou e tomou conta da gestão deste banquinho... os responsáveis do descalabro andam por ai armados em banqueiros, em gan señors.

Alguns dos clientes foram enganados mas maioria sabia para o que ia…

Esta história do BPP é mais um exemplo da inépcia dos nossos governantes.

Este banquinho devia já ter falido e os seus gestores já deviam estar presos

Para bem do mercado situações como as do BPP e BPN deviam ser resolvidas de forma transparente, rápida e eficiente… algo impossível em Portugal

Só em Portugal é que esta NOVELA podia chegar a ser uma HISTORIA tão macabra, vergonhosa e patética
 
 Regras da comunidade
D. BRANCA
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 11:44 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Faz-me lembrar a D. Branca, nos idos 80, salvo o respeito que tenho por aquela santa, não oferecia cafezinhos, a polícia também era muito simpática para aqueles milhares de pessoas que queriam reaver o seu dinheiro e dormiram nas escadas da casa dela, e levaram farnéis, falhado que foi o pagamento de 10% de juros mensais. Provérbio: «O seguro morreu, o desconfiado ainda está vivo».
 
 Regras da comunidade
    Re: D. BRANCA    Ver comentário
Bairrada Vigilante (seguir utilizador), 1 ponto , 15:31 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
E agora como vai o governo descalçar a bota ??
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 15:50 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
não acho que seja obrigação do governo resolver tudo até por este caso é apenas um caso de policia mas tendo em consideração a intervenção no BPN é compreensível esta atitude dos depositantes de pedirem o mesmo tratamento .

Eu discordo completamente de nova intervenção do governo mas entendo o ponto de vista ...quem enterrou mais de 1,8 mil M de euros dos contribuintes no BPN e se mantém tão caladinho por uns " míseros " 800 M Euros devia explicar melhor .

Já agora .... e que tal também mandar prender TODOS os envolvidos que a esta hora estão a " rir-se " da situação e certamente bem abonados ??? E os bens que acumularam à custa dos outros não deveriam já ter sido confiscados para garantir parte dos prejuízos ???
 
 Regras da comunidade
Esta agora!...
Jaime V. (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Ó senhores depositantes do BPP, eu sei que alguns de vós estão a viver momentos de grande angústia, mas não esteve na vossa mente, ao escolher esse banco, o lucro especulativo e não eram (são) defensores ardorosos de tudo quanto é privado?

Com que lata apelam ao governo para vos valer? Querem que seja o pvo na totalidade a salvar-vos as pequenas (ou grandes) fortunas?

Aguentem estoicamente! Este é o regime liberal, libertário da anarquia capitalista que vocês muito prezavam.
 
 Regras da comunidade
    Re: Esta agora!...    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:58 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
    Re: Esta agora!...    Ver comentário
Satriany11 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:44 | Sábado, 9 de maio de 2009
Critérios de actuação da PSP
Jaime V. (seguir utilizador), 1 ponto , 10:22 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
"Não faltou comida nem bebidas e a PSP permaneceu no local, atenta mas sem intervir, e a sua acção foi aliás muito elogiada pelos clientes. "A polícia foi muito simpática e muito compreensiva connosco", realçou Durval Padrão."

É de louvar a ausência de incidentes não obstante existir invasão de propriedade privada.

E se os invasores fosse a população dos bairros de Francos, do Aleixo ou da Pasteleira? A polícia tinha o mesmo comportamento?
 
 Regras da comunidade
    Re: Critérios de actuação da PSP    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 16:13 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
    Re: Critérios de actuação da PSP    Ver comentário
Icezero (seguir utilizador), 1 ponto , 15:32 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
    Re: Critérios de actuação da PSP    Ver comentário
Bairrada Vigilante (seguir utilizador), 1 ponto , 15:49 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
    Re: Critérios de actuação da PSP    Ver comentário
Rui Zagalo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
    Re: Critérios de actuação da PSP    Ver comentário
SirArthur (seguir utilizador), 1 ponto , 11:19 | Sábado, 9 de maio de 2009
Simpático da parte do BPP...
CharlieAlpha (seguir utilizador), 1 ponto , 10:48 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
... mas esse cafézinho saiu-vos bem caro.
 
 Regras da comunidade
ENGANADOS...
Valente Filipe (seguir utilizador), 1 ponto , 11:04 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
A actual admnistração penso que está a tentar colar os cacos, deixados pela anterior liderada por João Rendeiro.

Ouvi na rádio que se preparam para rumar a Lisboa, com o objectivo de fazer algo de parecido na sede do banco, não faria mais sentido acampar na vivenda de João Rendeiro em Cascais?

 
 Regras da comunidade
Lucros faceis
SoaresRui12 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:08 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Tem capital e investem sem saber como e onde, são os pica-taxas, correm os bancos a procura das melhores ofertas, mas sem conhecerem os riscos.
Todo e qualquer investimento tem o seu risco e o investimento correu mal. E agora ? Tal como todos os investidores tem de assumir o prejuizo.
O estado não é responsavel pelos maus investimentos de privados, não aceito que os meus impostos sejam esbanjados para pagar os prejuizos de quem não sabe as regras basicas de como investir.
O estado pagar pelos erros dos privados ? Isso nunca.
 
 Regras da comunidade
    Re: Lucros faceis    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 17:05 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Então
golf (seguir utilizador), 1 ponto , 14:25 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Então que é que os clientes têm a ver com a administração? Não são de modo algum os clientes que pagam os ordenados (chorudos) destes srs. mas sim os accionistas. Deviam , isso sim ,congelar os bens dos accionistas , para servirem de garante aos depositos dos clientes , sejam eles o pinto balsemão o saviotti o vaz guedes o rendeiro ou quem quer que seja. Estes srs. sim , são os responsaveis pelo que se passou e passa no banco. Mas como são tudo uma corja de amigos , o Zé que pague!
 
 Regras da comunidade
comentarios varios
Icezero (seguir utilizador), 1 ponto , 15:42 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Isto tudo me parece um pouco incompreensivel... mas tenho uns pontos a comentar...

1- Se a questão são os depositos e não os investimentos, existe legislação que obriga o banco e em ultimo lugar o estado a cobrir estes depositos at (creio) 50000 euros.
Concordo ate que recuperem os depositos, mas não queiram fazer dos outros parvos ao afirmarem que todo o dinheiro que tinham no banco estava investido em depositos a prazo, pois toda a gente sabe que quanto maior for o proveito de uma operação financeira, maior é o risco da mesma.

2- Se os protestantes querem que o estado lhes pague o dinheiro dos investimentos e afins... então eu também quero recuperar o dinheiro que perdi nas minhas acções que tenho com a CGD assim como todos portugueses que perderam dinheiro com a crise...

3- Saudo a actuação da policia e dos protestantes em conseguir que esta manifestacão seja ordeira e pacifica.

 
 Regras da comunidade
Que vergonha...
Artemis1972 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:47 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
O Governo, porque disse que protegia todos os depósitos dos portugueses e porque todos são iguais, têm a obrigação moral de devolver até ao último centavo as economias desses depositantes. Os direitos destes são os mesmos dos clientes do BPN e ponto final.

Mas todo a estrutura de directores e chefia do BPP devia ser indiciada criminalmente, e alguns deles deviam mesmo estar na cadeia, pois isto que se passa, não é mais que um roubo violento, como seria uma assalto à mão armada a um banco.

Este Governo, é uma verdadeira MERDA, pois está a deixar (mais uma vez) a agir em conformidade com as ilegalidades e com o crime organizado. Está claro que isto é uma das maiores burlas que vi em toda a minha vida, e ainda por cima estes gajos, são recebidos nos gabinetes ministrais como se fossemos donos do país.

Cumprimentos,
 
 Regras da comunidade
    Re: Que vergonha...    Ver comentário
Rui Zagalo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:26 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
    Re: Que vergonha...    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 17:03 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Palhaçada
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:56 | Sexta feira, 8 de maio de 2009
Mais uma palhaçada à portuguesa. Quando é para sacar dinheiro, somos empresários privados e tem que funcionar a economia de mercado e tal .... quando as coisas dão para o torto, aqui d'el rei que o estado é que tem que nos vir salvar.

Vão pedir $ aos administradores que eu não vos quero indemnizar com os meus impostos .... temos pena .... tivessem sido menos gananciosos .....
 
 Regras da comunidade
Meus amigos...!
Artemis1972 (seguir utilizador), 1 ponto , 3:02 | Sábado, 9 de maio de 2009
Meus amigos, aqui trata-se de paridade, tratar igual o que é igual e desigual o que é desigual (principio básico do direito).

Não pode haver portugueses de primeira e de segunda, a imagem que o estado tentou passar, é que este é um banco dos ricos, não compreendo o que isso é pois as maiores fortunas portugueses estão na Caixa e no BCP, e serão estes um banco de ricos.

Eu não me importo que os meus impostos vãos para pessoas que trabalharam e reuniram poupanças no banco, mas já me importo que o dinheiro dos impostos vá parar ao bolso de milhares de indivíduos que nunca trabalharam e sempre vivem à custa da segurança social (de uma forma ou outra).

Eu sou do Porto e conheço a realidade de algumas pessoas que tinham o dinheiro neste "sitio de ladrões", e posso assegurar-vos que se estas pessoas são ricas eu sou o PAPA.

Cumprimentos,
 
 Regras da comunidade
Exactamente
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 8:45 | Sábado, 9 de maio de 2009
Reza o provérbio que "com papas e bolos se enganam os tolos". Alerto aqui para o facto da "desinformação" continuar a ser usada pelos bancos. Continuam a acenar aos clientes com produtos ditos bancários, cuja transparência deixa muito a desejar. Se se perder um pouquito de tempo e se lermos as condições de subscrição de muitos produtos (nomeadamente fundos) constatamos facilmente que aquilo são autênticas ratoeiras. Por isso, ajam e decidam com cautela. Esta crise que dizem que vivemos, não é de falta de dinheiro, como muitos nos querem fazer crer. É isso sim, uma crise motivada pelo comportamento batoteiro e irresponsável de muitos que ainda permanecem no activo e que se escondem debaixo de peles de cordeiro. Tenham muita atenção. Há por aí ainda a laborar, muitos outros "BPP's" e "BPN's".
 
 Regras da comunidade
Estranha lógica esta...
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 11:41 | Sábado, 9 de maio de 2009
A corrente neoliberalista preconiza que os lucros sejam privados. Quantos aos prejuízos, devem ser públicos. Trata-se de um "principio" perverso. Por que razão a esmagadora maioria é chamada a pagar os desmandos e a gulodice de uns tantos, que obsecadamente perseguiram lucros fáceis e rendibilidades obscenas ? Quem acredita que numa época estável, alguém anuncie investimentos com retornos de 20, 30, 40 e até 50% ? Estima-se que este ano de 2009 e o próximo de 2010 1/5 da massa tributária portuguesa tenha como destino o salvamento da banca. Mas, que mundo é este ? Mais me convenço que na verdade, "quem rouba 1 tostão é ladrão, mas quem rouba um milhão é um barão". A lógica de qualquer investimento contempla a possibilidade de perdas e prejuízos. Não é justo é que, quando as coisas correm para o torto, seja a maioria dos contribuintes chamada a um esforço tremendo e cruel para valer aos que, coitadinhos, tiveram prejuízos nos seus investimentos.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Deutsche Bank propõe que a Grécia adote o "geuro"
16:40 Terça feira, 22 de maio de 2012, 9
Perdas da banca espanhola são o triplo do resgate a Portugal
13:15 Terça feira, 22 de maio de 2012, 12
OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar
13:10 Terça feira, 22 de maio de 2012, 64
Ações do Facebook caem em Wall Street
22:28 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 4
CGTP pede a Cavaco para travar novo Código do Trabalho
21:13 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 37
Greve vai parar Metro de Lisboa
20:03 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 18
TIC mantém aposta no recrutamento
17:30 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Conselho de Finanças Públicas quer previsões independentes
16:53 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 6
Três bancos perdem 660 milhões em cinco dias
13:42 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 40
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB