13/02/2012 atualizado às 1:11
Página Inicial » Life & Style » Comportamento » De onde vem a inteligência

De onde vem a inteligência

A capacidade de raciocínio é um puzzle complexo que mistura componentes genéticos e o ambiente onde crescemos. Leia aqui as respostas às perguntas inteligentes.

Nelson Marques
21:28 Terça feira, 18 de agosto de 2009
Imagem microscópia de neurórios
Imagem microscópia de neurórios
Colin Anderson/ Getty Images

Resolver uma equação. Compor uma sinfonia. Escrever um romance. Ganhar uma partida de xadrez. Inventar a cura para uma doença rara. O que têm todas estas situações em comum? São átomos de uma anatomia complexa: a inteligência. E, contudo, não me lembro da última vez que resolvi uma equação, não me sinto capaz de compor uma sinfonia, não me interesso pelo xadrez, sinto-me ainda longe de escrever um romance e muito mais ainda de encontrar a solução para uma doença rara. Nunca tinha pensado nisto desta forma e começo a ficar inquieto: serei menos inteligente do que pensava? Como podemos aferir a nossa inteligência?

Para responder a estas questões precisamos dissecar primeiro o conceito: o que significa, afinal, ser inteligente? O neuropsicólogo Nelson S. Lima, director do Instituto da Inteligência em Portugal, define a inteligência como "um conjunto complexo de habilidades mentais diferenciadas que permitem o saber pensar, fazer escolhas, decidir e agir com êxito nos desafios da vida". Ser inteligente, explica ao Expresso, é ter a capacidade de "enfrentar e resolver as exigências e problemas decorrentes da nossa interacção com os outros". Nesse sentido, mais do que falar em inteligência, faz sentido admitir a existência de diversos tipos de inteligência, como a inteligência social ou a inteligência lógico-matemática.

A associação da inteligência ao funcionamento do cérebro impõe uma outra questão: será a inteligência inata? "A participação dos genes na construção do sistema de nervoso, tal como acontece no resto do organismo, permite concluir que as estruturas cerebrais que estão envolvidas nas actividades do pensamento, da criatividade e da aprendizagem recebem uma forte influência genética", admite Lima.

Contudo, sozinhos, estes fundamentos biológicos não são suficientes para resolver o puzzle da inteligência. "É a interacção do indivíduo com o meio, de onde recebe uma enorme carga de estímulos, que vai decidir sobre a expansão e a funcionalidade dos recursos mentais que intervêm no exercício da inteligência", revela. Mais do que inata, a inteligência é, por isso, "educável". Desenvolve-se ao longo da vida através de várias actividades que a estimulam.

O genoma, o ambiente e a comida



De onde vem a inteligência
Ilustração Bob Soule/Getty Images
Ainda que a alquimia da inteligência permaneça em grande parte um mistério, há dois ingredientes que sobressaem: a genética e o ambiente. Primeiro a biologia, depois a cultura ou a educação. "Os reflexos biológicos iniciais ganham um significado na interacção com o outro, sendo esse significado interiorizado e dando origem ao pensamento e à linguagem, duas das formas de expressão da inteligência", explica Leandro S. Almeida, psicólogo e autor de várias publicações e testes psicológicos na área da inteligência, aprendizagem e treino cognitivo.

"Qual das componentes é mais importante? É uma falsa questão", responde o biólogo da Universidade de Coimbra Hamilton Correia, que se tem dedicado ao estudo da inteligência e da sua importância na salvaguarda da espécie. "Se uniformizarmos os factores ambientais, então o que vai determinar a diferença de inteligência entre as pessoas é sobretudo o genoma. Se uniformizarmos a componente genética, então o que irá distinguir os indivíduos em relação à inteligência serão os factores ambientais". O biólogo dá um exemplo: "Imagine que existiam dez bebés clones, com a mesma constituição genética. A partir deles podemos 'criar' dez indivíduos com uma diferença abismal nos resultados dos testes de QI. Isto porque os factores ambientais variaram significativamente entre eles durante o desenvolvimento." Por exemplo, o tipo de alimentação durante os três primeiro anos de vida é fundamental para o "desenvolvimento da inteligência".

A importância da mãe


Muito menos consensual é a teoria do antigo inspector das escolas públicas britânicas Chris Woodhead, que no seu mais recente livro, "The Desolation of Learning" ("A Desolação da Aprendizagem", numa tradução literal), coloca todo o peso da balança da inteligência no comportamento dos genes. Segundo o autor, os rapazes e as raparigas tendem a ser mais inteligentes se forem filhos de professores, advogados ou académicos. Quem foi menos bafejado pela genética será pouco inteligente, mesmo que tenha a melhor educação do mundo. "Porque é que temos a pretensão de pensar que conseguimos tornar uma criança mais inteligente do que aquilo que Deus a fez?", perguntou durante uma entrevista ao diário britânico "The Guardian".

Ainda que o determinismo da polémica teoria de Woodhead esteja ultrapassado pelo compromisso que existe hoje na comunidade científica entre o papel do inato e do adquirido na inteligência, é inegável a influência da genética no desenvolvimento cognitivo e intelectual. "Parece existir um conjunto de genes directa ou indirectamente relacionados com algumas hormonas que funcionam como factores de crescimento e de desenvolvimento dos neurónios", revela Hamilton Correia. "A actuação destas hormonas, conhecidas como neuroesteróides, sobretudo durante a gestação e nos primeiros anos de vida, irá influenciar em grande medida a capacidade cognitiva dos indivíduos." O biólogo salienta ainda a existência de alguns genes relacionados com os neurotransmissores que influenciam a velocidade de transmissão do impulso nervoso e, consequentemente, "a rapidez de processamento de informação - uma das vertentes da inteligência".

Segundo Correia, a influência da hereditariedade na inteligência faz-se sentir sobretudo pelo lado da mãe. "A maioria dos genes descobertos que quando mutados dão origem a deficiências cognitivas encontram-se no cromossoma X. Por outro lado, existem algumas hormonas (sobretudo androgénios) que estimulam o crescimento e ramificação dos neurónios. Ora, o gene RA (gene do receptor dos androgénios) que se encontra no cromossoma X possui um efeito significativo na velocidade de transmissão neuronal e, portanto, na inteligência. Por esta razão, o sexo feminino é mais importante que o sexo masculino na transmissão da inteligência para a geração seguinte".

Este facto explica uma realidade que pode parecer surpreendente: segundo um estudo realizado pelo biólogo no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, "os homens tendem a casar com alguém mais inteligente que eles, pois terão mais probabilidades de terem filhos inteligentes". Ainda que o façam inconscientemente, a inteligência acaba por ser um importante critério de selecção sexual na espécie humana.

Hamilton Correia acredita que os avanços no estudo dos genes ligados à inteligência poderão permitir estimular a expressão desses genes e, desse modo, influenciar positivamente o desenvolvimento cognitivo. "Existem algumas biomoléculas que podem potenciar significativamente a inteligência estimulando os factores de crescimento do tecido cerebral. Este fenómeno será tanto mais importante quanto mais precoce for em relação ao desenvolvimento do indivíduo." O investigador está já a estudar os efeitos de algumas dessas moléculas no aumento da inteligência humana, mas ainda não foram revelados os resultados.

"O QI é um teste de burrice"


Mas o que faz ao certo uma pessoa mais inteligente que a outra? Como se faz essa avaliação? A ferramenta mais familiar são os testes que medem o quociente de inteligência (QI), mas mesmo estes não são consensuais. Mário Cordeiro, pediatra, pai de cinco filhos, consultor do Conselho Nacional de Educação, e autor de "O Grande Livro do Bebé", "O Livro da Criança" e "O Grande Livro do Adolescente", é feroz na crítica. "O QI é um teste de burrice... de quem o aplica pensando que está a avaliar alguma coisa. O 2+2, sozinho, não serve para nada. Daniel Goleman e António Damásio, entre outros, foram os que mais directamente mostraram a falência desse modelo e dessa forma de pensar."

Não há uma inteligência racional, sustenta Cordeiro. Há sim "capacidades várias de responder a situações novas, a problemas complexos, a questões nunca antes resolvidas". Uma inteligência com várias facetas ou, então, várias inteligências, diferentes peças nesse puzzle complexo que é a capacidade de resolução de problemas. A alquimia perfeita não inclui apenas a Razão, a informação, o conhecimento ou a lucidez. "É preciso também a Emoção, repleta de sentimentos, circunstâncias e contextos." A evidência, sublinha o pediatra, é óbvia: a maioria das situações que uma pessoa precisa de resolver ao longo da vida são "de natureza social, de cidadania, de respostas afectivas, de estratégias várias".

"Não há pessoas mais inteligentes"


Por isso, "não há pessoas mais inteligentes do que outras". Há sim pessoas que, por razões individuais, familiares, sociais ou de privilégios vários, tiveram a hipótese de desenvolver as várias facetas da sua inteligência. "Muitas crianças não têm essa hipótese, por razões familiares, desinteresse dos adultos, escolas abaixo de cão, professores doentiamente desinteressados (a não ser na questão da sua avaliação, o que já consumiu três anos lectivos) e um sistema de ensino caduco e ultrapassado com um ministério napoleónico quase patético." A estes factores acrescem as desigualdades sociais e económicas, "que são das maiores causas dessas diferenças".

Mais do que uma mera questão de QI, o insucesso escolar, alerta Cordeiro, é sobretudo um sintoma de disfunção na vida da criança, que pode começar logo na gestação. "Há factores, um dos quais a ingestão de álcool durante a gravidez, que podem causar dificuldades escolares". Outras causas, acrescenta o pediatra, incluem dormir mal, ter um ambiente desestabilizador em casa, ser pobre, ter frio, fome ou viver sem espaço vital habitacional.

"O que interessa é que todos temos talentos, capacidades, mais-valias, e que não é o QI que as mede, mas a assertividade, a resiliência, a força do querer, a vontade do aperfeiçoamento, a humildade de saber que não se sabe tudo mas que se pode saber um pouco mais, abrindo a porta também a mais ignorância que estimulará novas abordagens e pesquisas."

O neuropsicólogo Nelson Lima concorda. "Aquilo que faz uma criança revelar-se mais inteligente do que outra deve-se mais ao aproveitamento que saiba fazer dos seus recursos (capacidade de aprender, de motivar-se e de agir no e sobre o mundo) do que a mera exibição de raciocínios brilhantes."

Texto publicado na edição do Expresso de 15 de Agosto de 2009

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
A Inteligência da inteligência
Miranda07 (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 22:01 | Terça feira, 18 de agosto de 2009
Fico com uma impressão muito boa deste trabalho. Gostei de ler, sobretudo pelo modo, que me parece correcto, de colocar o grande problema da inteligência humana: a sua complexidade. O grande debate, aliás já muito antes da psicologia e das suas correntes cognitivistas de agora, sempre foi acerca da relação entre o inato e o adquirido. Os estudos empíricos sugerem a interacção dos dois aspectos. Nessa medida, dessa forma, apenas se confirma aquilo que grandes pensadores do acto da inteligência, de Platão e Aristóteles, a Agostinho e Tomás de Aquino, a Descartes e a Hume, a Kant e a Piaget, Lonergan ou muitos outros, sempre entenderam, e bem: o inato não se manifesta sem o adquirido; este não tem verdadeiro sentido, ou significado, sem aquele. O que em termos práticos, quero crer, dá o seguinte: as crianças, por um lado, precisam de ser estimuladas; por outro, em termos de cognição também, precisam de ser respeitadas nas capacidades que realmente têm. E um alerta o estudo devia também deixar: é preciso ter muito cuidado com aqueles que dizem que tudo está nos genes. Não, não está. Esse biologismo, em meu entender, é, ou pode ser, uma forma bem disfarçada de racismo; certamente é de exclusivismo. Mas tampouco se deve pensar que todos os seres humanos, em termos de inteligência, são iguais: não são. De resto, felizmente, a nossa dignidade, ou o valor que realmente temos, não depende apenas, nem muito menos, da inteligência. Assim sendo, fica a pergunta: o que faz a nossa Escola?
 
 Regras da comunidade
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 22:32 | Terça feira, 18 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:58 | Terça feira, 18 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
mhchagas (seguir utilizador), 1 ponto , 1:12 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
M_G_S_100 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:03 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:49 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
porradonovosite (seguir utilizador), 1 ponto , 16:45 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:03 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
porradonovosite (seguir utilizador), 1 ponto , 17:21 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:23 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:27 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 18:42 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:04 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 19:47 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:37 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 22:12 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: A Inteligência da inteligência    Ver comentário
porradonovosite (seguir utilizador), 1 ponto , 23:09 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
A inteligencia
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 22:27 | Terça feira, 18 de agosto de 2009
é a matéria altamente organizada! Ou seja, atrvez dos mais variados processos, o desenvolvimento das celulas será tanto ou mais acelarado quanto mair for a actividade nervosa, esta, o meio social e o económico determinam o indeviduo.
 
 Regras da comunidade
Aqueles pequenos nadas ...
MSR (seguir utilizador), 1 ponto , 0:01 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
"Muitas crianças não têm essa hipótese, por razões familiares, desinteresse dos adultos, escolas abaixo de cão, professores doentiamente desinteressados (a não ser na questão da sua avaliação, o que já consumiu três anos lectivos) e um sistema de ensino caduco e ultrapassado com um ministério napoleónico quase patético."

Num estudo/artigo desta natureza e dimensão, não é um pouco "pequenino" exemplificar com esta particularização? Uma pessoa inteligente trataria a matéria com a generalização e distanciamento (objectividade) que a ciência exige. A questão é só portuguesa?
 
 Regras da comunidade
Verdade
José veloso (seguir utilizador), 1 ponto , 2:01 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
A inteligencia é propriedade única da ALMA ou ESPIRITO que são o mesmo princípio inteligente, vital e ETERNO, uima vez que o corpo fisico é efemero. O cerebro não tem nem nunca teve inteligencia comforme a classe cientifica quer fazer querer. Uma vez que os espiritas que falam com os mortos, ou seja aqueles que deixaram o corpo fisico sepultado e podre nos cemiterios, eles afirmam que os seres desencarnados mantêm o mesmo conhecimeno, e por vezes demonstram mais conhecimento que aquele apresentado pelo corpo fisico quando vivos, por tal a demostraçãO de que o cerebro não tem inteligencia, uma vez que o cerebro fica a apodrecer e os seres que animaram esses corpos continuam vivos, na erraticidade espiritual.
 
 Regras da comunidade
    Re: Verdade    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:30 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:02 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:25 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:33 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:55 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:09 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:50 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 10:29 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:22 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 12:12 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:05 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:27 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:07 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 15:17 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:41 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 16:07 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:45 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 13:23 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:25 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:56 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:04 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
antespelocontrario (seguir utilizador), 1 ponto , 11:55 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:15 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 12:24 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:16 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 12:28 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:17 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:18 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:33 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 16:03 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:41 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:15 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:39 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:13 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:25 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:03 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:14 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:48 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:58 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:10 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:00 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:11 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:23 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:41 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 18:14 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:20 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 18:42 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:36 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:14 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:21 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:24 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:08 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:38 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:47 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:32 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:49 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:32 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:32 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:18 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:31 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:35 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:51 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 15:07 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:45 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:20 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 15:51 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:19 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:33 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:42 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:44 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 16:11 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:29 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:50 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 17:08 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 17:17 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:14 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 14:19 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:32 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 16:02 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:36 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 16:55 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:47 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 17:58 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:31 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:50 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 17:56 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 12:32 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:12 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 13:50 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 13:56 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:59 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:57 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 16:27 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:50 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:08 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 10:17 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:05 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:37 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 11:26 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:44 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:44 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
    Adicionalmente...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:57 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 18:22 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
antespelocontrario (seguir utilizador), 1 ponto , 13:57 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:10 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:08 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 14:11 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 18:48 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
JBMenezes (seguir utilizador), 1 ponto , 10:57 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:11 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 11:57 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Verdade    Ver comentário
José veloso (seguir utilizador), 1 ponto , 0:18 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Discurso do Astrónomo Camille Flammarion    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 14:45 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:05 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: O motor da história...    Ver comentário
JoseGab (seguir utilizador), 1 ponto , 18:43 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: O motor da história...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:50 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: falando agora de inteligência..    Ver comentário
JoseGab (seguir utilizador), 1 ponto , 23:05 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: falando agora de inteligência..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:05 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: falando agora de inteligência..    Ver comentário
JoseGab (seguir utilizador), 1 ponto , 10:18 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: falando agora de inteligência..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:46 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: falando agora de inteligência..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:18 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
    Pequena correcção    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:34 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 22:14 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:31 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 22:55 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:51 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 0:02 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:19 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 22:24 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:44 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:01 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 23:45 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: Tomba o corpo...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:28 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
De onde vem a inteligência
Laxmi-Al (seguir utilizador), 1 ponto , 2:21 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
A inteligência é uma arte, e, a arte não se discute!
Agora ,quem é que é artista?
Todo aquele que souber distinguir o essencial do acessório.
Seja na escola,na rua,em casa,na Madeira, em Madagáscar,na favela,na mansão,com frio,com calor,no deserto,no Montijo...
 
 Regras da comunidade
---------------
lilucu (seguir utilizador), 1 ponto , 6:38 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
http://www.worldwebnewspa...
 
 Regras da comunidade
Ja ouviram falar de QI ???
fimdalinha (seguir utilizador), 1 ponto , 6:39 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
afinal mede-se...
 
 Regras da comunidade
    Re: Ja ouviram falar de QI ???    Ver comentário
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 10:31 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
NÃO CONCORDO !
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 8:18 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
A inteligência, a verdaeira está concentrada nos políticos Tugas.

É no PS, no PSD, no CDS, no BE, nos verdes e sobretudo no PCP (nestes último caso até fumo sai por vezes daquelas tólinhas) que está toda a inteligência concentrada. Olhem só para o Zé. Então não se vê logo carago ?! E a Manela ?! Aquilo é a inteligência na forma humana, caraças. E por exemplo o Bitalino. Arre, que o homem é um furacão de sabedoria à mistura com inteligência. E o índio Jerónimo ?! Bem nesse caso é mesmo o supra-sumo da barbatana. E acima deles todos o maior, o fabuloso, o supra-humano que é o picareta-falante 2 do BE. Há quem diga que a K7 do PCP se transforma em Blue-Ray no caso do BE !
 
 Regras da comunidade
    Re: NÃO CONCORDO !    Ver comentário
porradonovosite (seguir utilizador), 2 pontos , 17:04 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
loool
forevertheuni (seguir utilizador), 1 ponto , 10:23 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
"professores doentiamente desinteressados (a não ser na questão da sua avaliação, o que já consumiu três anos lectivos)".
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL
 
 Regras da comunidade
Ó gente do expresso,
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 19:19 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
então vocês não sabem que o QI foi criado para rotular e marginalizar os filhos dos imigrantes Italianos, Espanhois, Portugueses e outros das antigas colonias Europeias! Por favor - consultem um bom dicionario de filosofia!
 
 Regras da comunidade
De onde vem a inteligência?
Alves1 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:19 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
A esta pergunta, se eu acreditasse na teoria da evolução, diria que somos inteligentes por acaso!...
Se acredita-se no destino diria que é fruto da sorte, uns tiveram a sorte de nascer inteligentes e outros tiveram o azar de nascer ...
Mas acredito que a inteligência é dádiva de Deus. Que a partida todos nós nascemos com capacidade para aprender, o nosso cerebro é como um livro em branco que aos poucos se vai preenchendo com os estimulos que recebemos daquilo nos rodeia, ou como um musculo, que quanto mais se usa mais desenvolvido fica.
 
 Regras da comunidade
    Re: De onde vem a inteligência?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:22 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: De onde vem a inteligência?    Ver comentário
Alves1 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:30 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
    Re: De onde vem a inteligência?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:14 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: De onde vem a inteligência?    Ver comentário
Alves1 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:40 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: De onde vem a inteligência?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:33 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
Per capita...
jass47 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:31 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
Srs. Paulo Pedroso e forevertheuni, peco desculpa, mas mesmo que o Sr. Pinto14 mereca os nossos respeitos como ser humano, os senhores alimentaram uma polémica com o referido sem necessidade alguma, porquanto é de fácil deducao que o Pinto14, deve muito à inteligencia, porquanto, o que se esforca por compreender no tudo que lei, nao compreende, nao consegue estimular a inteligencia, porque desconhece o significado das palavras e pior que isso é de uma presuncao mais que vaidoso, passa pelo vaitreze e fica-se no vaiquatorze.
Respeitosos cumprimentos.
Santos Silva - Hamburg/Deutschland - jass47
 
 Regras da comunidade
PORRA DO NOVO SITE ?????
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 23:57 | Quarta feira, 19 de agosto de 2009
À atenção do Sr. Miguel:

Não me parece que as mães de família gostem de ler este nick porque de acordo com o dicionário isto significa:

porra (ô)
(porro)

s. f.1. Pau comprido e arredondado. = cacete, moca, porrete
2. Infrm. Coisa ou facto incómodo. = porcaria
3. Cal. Pénis.
4. Cal. Esperma, sémen.
interj.5. Cal. Expressão que indica irritação ou desagrado.

Está na altura de cortar este nick porque é uma vergonha para as mães de família!
 
 Regras da comunidade
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:47 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 12:12 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:24 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 22:32 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:08 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 23:20 | Quarta feira, 26 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:02 | Sábado, 29 de agosto de 2009
    Re: PORRA DO NOVO SITE ?????    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 13:45 | Sexta feira, 21 de agosto de 2009
Re: De onde vem a Inteligência... contributos.
JoseGab (seguir utilizador), 1 ponto , 0:01 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009

"o inato não se manifesta sem o adquirido" ( transcrição de Miranda 07 acima)
certíssimo!
Ainda sobre este princípio, algumas notas para reflexão (in Breve história do progresso de Donald Wright ):

"A nossa maior diferença em relação aos macacos e gorilas é que nos últimos três milhões de anos temos sido moldados cada vez menos pela natureza e cada vez mais pela cultura. tornamo-nos criaturas experimentais feitas por nós próprios...
...as culturas adaptam-se mais depressa que os genes a novas ameaças e necessidades...
"A antiga idade da pedra parece agora tão remota que raramente pensamos nela, contudo terminou há tão pouco tempo-é só seis vezes mais antiga do que cristo ou o império romano que as mudanças desde que deixámos as cavernas não têm sido físicas ,mas culturais ...
Uma espécie que vive há tão pouco tempo como a nossa não pode evoluir tão significativamente num tempo tão curto.
Isto quer dizer que enquanto a cultura e tecnologia são cumulativas a inteligência nata não o é ...
...Uma criança do paleolítico tardio arrancada do acampamento e educada entre nós teria uma boa hipótese de tirar um curso de astrofísica ou informática.
Para usar uma analogia com os computadores estamos a correr software do seculo XXI num hardware que foi melhorado há 50 mil anos ou mais.
Isto pode explicar muito do que vemos nos noticiários"
 
 Regras da comunidade
    Re: errata    Ver comentário
JoseGab (seguir utilizador), 1 ponto , 9:41 | Sexta feira, 21 de agosto de 2009
Ainda sobre a porra do novo site ...
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 0:11 | Quinta feira, 20 de agosto de 2009
Este nick provocatório não se coaduna com o que o Sr. Miguel Martins escreveu a um outro utilizador na polémica sobre o Moita Flores que não vota na Manuela:

"Talvez não entenda que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade dos outros. Pode dissertar aqui sobre teorias de conspiração, utilizando as questões partidárias, etc. No entanto, se quisesse ser justo, saberia que existem há muito comentadores regulares de todos os quadrantes políticos. A diferença é que têm debates quentes mas não resvalam para a ofensa vil que certamente o senhor não reproduziria ou deixaria reproduzir frente da sua mãe e, acredite, há muitas mães a ler o site do Expresso."

 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Ir às compras melhora o humor, mas traz arrependimento
16:33 Segunda feira, 6 de junho de 2011, 2
Crianças crescem mais fracas e a culpa é do computador
17:42 Domingo, 5 de junho de 2011, 1
E o palhaço sou eu?
12:36 Sexta feira, 8 de abril de 2011, 1
Dormir para ficar mais bonito
17:08 Terça feira, 29 de março de 2011, 1
Mulheres criam associações anti-piropos
14:40 Terça feira, 29 de março de 2011, 3
Guerra dos sexos, parte II
11:51 Quinta feira, 24 de março de 2011,
"Skins": Sexo e drogas para menores de 18
12:29 Segunda feira, 7 de março de 2011, 4
O cheiro da fertilidade feminina
15:29 Quarta feira, 2 de março de 2011, 1
Procura um diretor de marketing?
8:41 Domingo, 13 de fevereiro de 2011, 1
Bissexualidade: gosto dela, gosto dele
16:30 Quarta feira, 2 de fevereiro de 2011, 53
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP