13/02/2012 atualizado às 17:40
Página Inicial » Atualidade » Bailarina epiléptica paga para provocar ataque em espectáculo

Bailarina epiléptica paga para provocar ataque em espectáculo

O Arts Council britânico pagou €15.500 à bailarina Rita Marcalo, para que suspenda a sua medicação, a fim de sofrer um ataque de epilepsia durante uma actuação. A ideia está a gerar polémica.

15:52 Sexta feira, 20 de novembro de 2009

O Arts Council pagou o equivalente a €15.500 a uma bailarina epiléptica para que suspenda provisoriamente a sua medicação e sofra um ataque em cena, decisão prontamente criticada pelas organizações de apoio a pessoas com esta enfermidade.

Segundo The Times , a actuação de Rita Marcalo, que ficará 24 horas sem dormir, tem em vista estudar os "interfaces físicos entre a dança, o movimento e a epilepsia".

A decisão do Arts Council - agência de promoção das artes do Reino Unido - foi criticada pelas organizações não-governamentais dedicadas a ajudar este tipo de pacientes, que denunciam a conversão da enfermidade num monstruoso espectáculo e alertam para o perigo de suspender a medicação.

Marcalo, directora artística da companhia de dança Dissidence, com sede na cidade inglesa de Leeds, é epiléptica desde os 17 anos e pretende com a sua actuação no teatro de Bradford explorar aquilo a que chama a sua "outra identidade" como deficiente.

Serão utilizadas no espectáculo luzes estroboscópicas, programas informáticos especialmente concebidos, e a protagonista terá de jejuar e privar-se de dormir, elevará artificialmente a temperatura corporal e tomará estimulantes da actividade cerebral, nomeadamente álcool e tabaco.

Público convidado a registar o ataque com telemóvel


Enquanto aguarda o ataque de epilepsia de Marcalo, o público "terá outros bailarinos com que se entreter".

Segundo o teatro, "num determinado momento, Marcalo poderá sofrer um ataque epiléptico. Quando este ocorrer, soará um alarme, as luzes aumentarão de intensidade, deixará de ouvir-se a música e uma série de câmaras gravará o ataque".

Mais ainda, o teatro desafia o público a registar o momento com o telemóvel.

O Arts Council justificou a sua decisão de pagar a Marcalo para a realização deste polémico espectáculo dizendo tratar-se de uma "artista importante cujo trabalho merece ser visto".

Para Sallie Baxendale, neuropsicóloga da Sociedade Nacional contra a Epilepsia, mesmo que as pessoas passem a partir de agora a falar mais da enfermidade, o que se vai ver é um grotesco espectáculo, a que se junta o perigo que representa para a saúde a suspensão momentânea da medicação.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Grotesco
Miranda07 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 17:16 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Esta iniciativa é simplesmente grotesca, é totalmente absurda. De facto, eu que não sei nada das leis do Reino Unido, não me custa nada a crer que esta iniciativa seja simplesmente ilegal. Em termos culturais, a ideia é apenas um despautério; em termos artísticos, uma vergonha; em termos sociais, um insulto; em termos humanos: uma tragédia. Espero que acabe bem. Mas o efeito vai ser mau, muito mau. Infelizmente, há gente a mais a brincar com o fogo. E o problema é: não são só os brincalhões que se queimam; somos todos nós. Assim, se lá estivesse eu, certamente, protestaria. E digo mais uma coisa: quando tinha 20 anos, viajando de autocarro entre Portugal e Paris, sentado ao lado de uma colega de curso, mas que apenas acabava de conhecer, para dizer a verdade, quando íamos ali para os lados de Tours, ela teve um violento ataque de epilepsia. Foi horrível! Claro, eu não sabia o que fazer, senão procurar o Hospital mais perto. E que grande Hospital foi aquele: tratamento VIP, tratamento elegante, grande forma. Mas a minha amiga, que não vejo há muitos anos, deixou em mim esta marca: a epilepsia é uma doença séria; é uma doença com que é preciso saber lidar. Mas, em meu entender, não é uma doença com que se possa ou deva brincar. Certamente não desta forma! Eu imagino como se sentirá essa minha amiga lendo uma notícia como esta! De facto, adorava saber dela e da sua opinião.
 
 Regras da comunidade
    Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:18 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 9:38 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:14 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 14:44 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:26 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 16:22 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:38 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 1:28 | Domingo, 22 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 1:44 | Domingo, 22 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Homem de pouca fé!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:47 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco    Ver comentário
V for Vendetta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:13 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Grotesco    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:38 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Grotesco    Ver comentário
V for Vendetta (seguir utilizador), 1 ponto , 21:38 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Grotesco    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 16:28 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco REgrotesco    Ver comentário
SparkyQuasar (seguir utilizador), 1 ponto , 23:32 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Grotesco REgrotesco    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:04 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco    Ver comentário
V for Vendetta (seguir utilizador), 1 ponto , 1:04 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:10 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Homem de pouca fé!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:45 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Homem de pouca fé!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:53 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Em vez de ladrares, reza à santa Bibiana    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:58 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Olha que um homem não morde o cão!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:19 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    ahahahaha como se tu ensinasses algo a alguém    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:10 | Domingo, 22 de novembro de 2009
    Béu-Béu    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:20 | Domingo, 22 de novembro de 2009
uma notável iniciativa
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 17:30 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Vivemos num mundo onde tudo tem de ser perfeito, onde nada nem ninguém pode falhar... Uma sensível mensagem de humanidade, bem necessária nestes tempos controversos que vivemos.
Parabéns!
15.500€ é pouco para mensagem tão valiosa.
 
 Regras da comunidade
    Re: uma notável iniciativa    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:40 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: uma notável iniciativa    Ver comentário
Caldeiradas (seguir utilizador), 1 ponto , 18:54 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: uma notável iniciativa    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:22 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: uma notável iniciativa    Ver comentário
S Lima (seguir utilizador), 1 ponto , 7:05 | Sábado, 21 de novembro de 2009
Um ataque epiléctico não contém um risco
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:32 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
... que possa levar a artista à morte, nem coisa que se pareça. Por isso e se é também vonntade dela, a juntar aos 15.500 euros tudo bem!!!
Recordemos que em Portugal, por exemplo, ocorrem mais de 5 mil ataques epilécticos por dia, todos gratuitos - e não estou a brincar ocm a questão!!! - sendo que não me confesso escandalizado com esta situaçção, para além de que servirá ainda para estudo médico e será acompanhado por especialistas. ISto é uma forma de vender o corpo como qualquer outra... Não entendo tanta admiração e escandalização do assunto.
----------------------------------------------

Epilepsia é uma alteração na actividade elétrica do cérebro, temporária e reversível, que produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas (disritmia cerebral paroxística). Para ser considerada epilepsia, deve ser excluída a convulsão causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos, já que são classificadas diferentemente.

 
 Regras da comunidade
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
impertinente (seguir utilizador), 1 ponto , 19:51 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 21:59 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
impertinente (seguir utilizador), 1 ponto , 20:07 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
V for Vendetta (seguir utilizador), 1 ponto , 20:03 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 9:53 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:16 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 12:32 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:09 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 13:46 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:41 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Um ataque epiléctico não contém um risco    Ver comentário
Artemis1972 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Sábado, 21 de novembro de 2009
Afinal, quem ...
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 20:37 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009

... é que neste grotesco "espectáculo" assume o papel de "deficiente"?

Quem sofre de uma doença conhecida, para a qual existe "cura", desde que se siga um regime medicamentoso meticuloso;

Ou, pelo contrário, quem sofre de uma doença mental não definida, que se propõe colocar em risco uma pessoa "doente" mas que tem uma vida normal?

Cumpts
 
 Regras da comunidade
    Re: Afinal, quem ...    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Afinal, quem ...    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 23:38 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
    Re: Afinal, quem ...    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 9:20 | Sábado, 21 de novembro de 2009
Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:18 | Sábado, 21 de novembro de 2009

Se isto é grotesco, que se poderá dizer daqueles que, ao longo de séculos, olhavam para estas doenças e outras similares como evidências de posse de demónios ou de espíritos por parte dos portadores das mesmas (das doenças, obviamente).

Grotescos foram todos os actos de perseguição e de acusação de bruxaria e de contratos com o diabo que muitos doentes sofreram, tendo terminado os seus dias numa santa fogueirinha inquisitorial, tudo em nome de Deus e dos seus elevados preceitos religiosos.

Grotesco, mas absolutamente grotesco, foi todo o obscurantismo religioso que imperou durante séculos, veiculando lógicas supersticiosas, amedrontadas e absurdas sobre a natureza das coisas.

Não sei se o que esta notícia relata pode ser considerado grotesco. Mas, mais valia que certas personagens grotescas tivessem vergonha dos grotescos actos passados da sua querida ICAR, antes de abrirem a boca para se pronunciarem sobre este tipo de coisas.

Quem os ouça falar, pode pensar que falam de cátedra e que têm muita moral para abrir a boca em matéria de coisas grotescas.
 
 Regras da comunidade
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:42 | Sábado, 21 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 1:39 | Domingo, 22 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:41 | Domingo, 22 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 19:00 | Domingo, 22 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 11:46 | Segunda feira, 23 de novembro de 2009
    Re: Grotesco é tratar a epilepsia com exorcismos    Ver comentário
felicidade (seguir utilizador), 1 ponto , 2:01 | Quarta feira, 25 de novembro de 2009
Isto é real???!!!
tou k nem posso (seguir utilizador), 1 ponto , 16:24 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Sou só eu que acho que estamos no fim dos tempos? Naquele fim onde todos os valores hibernam em troca do vil metal? Naquele fim em que se paga para apreciar a desgraça alheia? Que triste mundo este...O ser humano consegue mesmo descer às profundezas do horror e da insensibilidade. Sinto uma profunda tristeza por haver quem se lembre de semelhante, por haver quem aceite e por certamente haver público...
 
 Regras da comunidade
Negócios
honest_abe (seguir utilizador), 1 ponto , 16:32 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Bom, já se paga a actores para dietas ridículas (veja-se o Christian Bale, por exemplo).

E daqui por uns anos talvez paguem às pessoas para morrer em palco (uma espécie de nova modalidade de seguros de vida para actores), ou esquartejadas, violadas, etc..
Pensem nas numerosas tragédias gregas, obras de Shakespeare. Usando uma expressão que acho muito apropriada, 'TÁ TUDO DOIDO.

Citando: "E esta, hein?"
 
 Regras da comunidade
Depois desta e de outras
lusofora (seguir utilizador), 1 ponto , 16:44 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Poderá alguem censurar os Romanos pelo que faziam nas arenas????
 
 Regras da comunidade
RIDICULO....
ginoportuga (seguir utilizador), 1 ponto , 16:45 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
SIMPLESMENTE RIDICULO,PARA QUE QUE UM BANDO DE PESSOAS NORMAIS, PAGARIAM PARA VER UM ESPETACULO TAO DEPRIMENTE, QUE E, VER ALGUEM TER UM ATAQUE DE EPILEPSIA.....
 
 Regras da comunidade
Até mesmo...
oindesejado (seguir utilizador), 1 ponto , 16:55 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
a parvoíce e a estupidez têm limites. Parece que chegamos ao tempo em que os limites não existem.
Haja vergonha.
Os promotores do espectáculo são loucos e a moçinha não fica atrás.
 
 Regras da comunidade
Hipocrisia
Caldeiradas (seguir utilizador), 1 ponto , 18:47 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Nunca vi nenhum clamor por haver quem seja pago para fazer sexo ao vivo, para ter orgasmos, para dormir com cobras, para passar descalço sobre brasas, para comer cem hamburgueres, nem por nas semanas académicas se fazerem apostas para beber uma grade cerveja, se existem centenas de Big Brothers com cenas degradantes , que raio de falsa sensibilidade é esta relativamente a uma bailarina paga para provocar um ataque epilético em palco? É apenas um sinal dos tempos... Pode ser triste , mas não é nada que já nos choque!
 
 Regras da comunidade
A decadência da sociedade
Mensagero (seguir utilizador), 1 ponto , 19:07 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
A acontecer, só espero que outro maluco qualquer não se masturbe durante o ataque! Já agora...
 
 Regras da comunidade
O que é isto???!!!E se "pega"?
impertinente (seguir utilizador), 1 ponto , 19:10 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Não seremos em geral mais civilizados do que os ingleses mas julgo que entre nós este contrato seria nulo. O MP instauraria a acção e o tribunal declararia oficiosamente a nulidade.
Todos aqui têm uma conduta reprovável: o Arts (arts???) Council, a artista, os responsáveis pelo teatro, cada pessoa do público.
Um ataque epiléctico real não é, nem pode ser entendido como, um espetáculo artístico. A vida é a vida. Um "ataque" só seria apreciável como arte de um actor em palco, se a artista, na plena posse das suas faculdades, o representasse, o mimasse, o simulasse. Um bêbedo, por mais que a gente se ria do que faz, não dá um espetáculo artístico. Os actores, qundo têm de representar um ébrio, devem embriagar-se?
A justificação do Arts (arts???) Council é espantosa. "Uma artista cujo trabalho merece ser visto". Não duvido. Mas a artista está a trabalhar, a representar como artista quando sofre um ataque em que perde a consciência e não controla minimamente os seus actos? Aceitando o contrato a actriz degrada-se,nega-se como actriz. E o público soçobra no voyeurismo mais reles, no frisson do "real".
E se quer "estudar os interfaces fisicos,etc", é no palco, com público, num espetáculo comercial, que esse estudo que deve ser medicamente científico e rigoroso,se deve realizar??
Nada se salva aqui. E tudo por 15 500€ Como está barata a dignidade dos artistas em Inglaterra!
 
 Regras da comunidade
    Re: O que é isto???!!!E se    Ver comentário
V for Vendetta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:31 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
...
Azur (seguir utilizador), 1 ponto , 19:39 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
Mas porquê parar a medicamentação e ficar 24 horas sem dormir? Bastava olhar para a bula dos comprimidos que toma e escolher outro com o qual houvesse interacção medicamentosa... experimentar para ver o tempo que demorava a fazer efeito e acertar o "timing" necessário ao espectáculo!!! Outra solução seria 2/3 comprimidinhos de ducolax 3/4 horas antes...e podia ser que além dos "interface físicos", os espectadores ainda tivessem direito aos "interfaces odoríficos". Não acho que espectáculos deste tipo contribuam para diminuir a discriminação dos doentes com esta ou de outas condições.
 
 Regras da comunidade
A minha honra por um espectáculo.
V for Vendetta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:44 | Sexta feira, 20 de novembro de 2009
É verdade que as pessoas não dizem nada do que vêm nas televisões. Pensamos nós, mas também é verdade que não se sabe o que é dito pelas pessoas acerca do que passa nelas. Portanto estou em crer que existem milhões de pessoas que pensam que tal atitude é deplorável e de uma insensatez desastroza. Não posso acreditar que existam pessoas que acham que isto está okay, que é bonito, que é liberdade de expressão. Peço desculpa, mas isso só em sí também é ridiculo. Pensar que é bonito ver alguém sofrer um ataque ao vivo, e ainda por cima por dinheiro. É degradante para a condição humana. Concordo com a liberdade e também concordo que as pessoas têm que ter liberdade para fazer o que está correcto, porque é mais dificil, porque poderá não dar dinheiro nenhum, porque se pode sair prejudicado, por não ter glória nenhuma ao fazê-lo. Mas no entanto estaria correcto e bem. Fazer o mal é sempre mais fácil, rápido e com os resultados mais vistosos, fazer o bem custa muito, sai caro, nós sabemos, no entanto está correcto. Somos muitas vezes castigados por fazer o bem, é verdade, mas isso não quer dizer que tenhamos que fazer o mal porque é mais fácil. Esta attitude desta actriz é contra-natura, não se faz uma coisa destas, não se exibe uma fraqueza humana por lucro, pura e simplesmente não se faz. E não concordo quando aqui dizem que ninguém reage às coisas a que se assistem todos os dias, não é verdade, eu reago, e existem muitas pessoas a reagir, fico triste é quando as pessoas desistem.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Acordo na Cerâmica Valadares
14:09 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Amesterdão: polícia detém suspeito bombista no aeroporto
14:07 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Fim do bloqueio na Cerâmica de Valadares
14:07 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 4
Venezuela: Henrique Capriles concorrerá contra Chávez
12:13 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 14
"Senna" distinguido com o Bafta de melhor documentário
11:32 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Amsterdão: ameaça de bomba no aeroporto de Schipol
11:21 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Pena suspensa para motorista de Mário Mendes
11:00 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 19
Acordo Ortográfico será inconstitucional
10:24 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 69
Último líder do Sendero Luminoso capturado vivo
9:05 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Grammy's: Adele foi a vencedora da noite
8:20 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP